Neste Blog, o Dr. Paulo Branco irá publicar matérias sobre as suas especialidades, além de responder duvidas e interagir com seus leitores e pacientes.

Fique sempre atualizado para saber das melhores e mais inovadoras técnicas para desenvolver seu bem estar e qualidade de vida.

Envie suas dúvidas e perguntas para: paulobrancoprocto@gmail.com



Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Hemorroida: Técnica cirurgica aberta ou fechada?

Clinica de proctologia:
Planos de saúde: Apresentando o seu plano de saúde, terá desconto nas consultas e procedimentos realizados pelo Dr Paulo Branco.

Contatos:
e-mail. paulobranco@terra.com.br
whatsApp. 995204135
Central. 11- 986663281



















Clinicas:
- Lapa:
Mônica: 11 - 986663281
















- Vila Nova Conceição:
Fatima: 11- 38467973












Cirurgia da Hemorroida: Fechar ou deixar a ferida aberta?
Os cirurgiões adeptos da técnica fechada, expões:
 Vantagens:
 - Menos dor e sangramento;
- Cicatrização mais rápida.
Desvantagens:
- Abertura dos pontos do fechamento, na metade dos casos operados;
- dor;
- Maior chance de infecção local;
- Maior tempo operatório;
- Maior custo.

Comentário: A analise da literatura medica, mostrou que não há um consenso e nem unanimidade entre os cirurgiões na preferencia para a técnica aberta ou fechada. O resultado tem uma relação direta com a experiência de cada cirurgião na realização e preferencia com cada tecnica. Eu prefiro realizar a técnica fechada, para as hemorroidas menores em tamanho e número e para as hemorroidas maiores eu prefiro a técnica semi-aberta ou aberta, pelo maior risco de descencia ou abertura da linha de sutura na técnica fechada para as hemorroidas maiores e observei também mais infecção. Tenho feito nas hemorroidas maiores, a chamada hemorroidectomia híbrida que consiste na associação das técnicas da ligadura elástica do vaso hemorroidario na mucosa do reto, acima da linha denteada, em região indolor, com a retirada da parte externa da hemorroida, que é revestida por pele com o laser e realizo a técnica semi-aberta. Fica uma ferida cirurgica menor, menos dolorida, com boa drenagem, menor risco de infecção e com maior facilidade de cicatrização. Um guia com todas as orientações nutricionais e comportamentais pós-operatorio será dado aos pacientes e prescrita pomada de cicatrização.

Associação: Ligadura elástica + Laser + fechamento + guia.





Complicações das técnicas:
As complicações tem uma relação direta com a curva de aprendizado do cirurgião, e cirurgiões mais experientes podem ter complicações menores de 5%.
Fechada: 3,4%
Aberta: 3,0%
Mista: 4,1%

Satisfação dos pacientes:
O índice de satisfação dos pacientes, referido por vários autores na literatura médica, foi de 93% e no seguimento a longo prazo, entre 1 a 7 anos, neste período 7,5% dos pacientes necessitaram de algum outro tipo de tratamento para doença hemorroidaria. 








Um comentário:

  1. E no que diz a respeito do método THD? A cirurgia guiada por doppler foi desenvolvida nos últimos anos e tem o objetivo de reduzir dor pós operatória e preservar tecido hemorroidário. Vem sendo considerado um tratamento eficaz.

    ResponderExcluir