Neste Blog, o Dr. Paulo Branco irá publicar matérias sobre as suas especialidades, além de responder duvidas e interagir com seus leitores e pacientes.

Fique sempre atualizado para saber das melhores e mais inovadoras técnicas para desenvolver seu bem estar e qualidade de vida.

Envie suas dúvidas e perguntas para: paulobrancoprocto@gmail.com



Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

sábado, 21 de setembro de 2013

Proctologista infantil: Intestino preso


Proctologista infantil: Intestino preso
Planos de saúde: Apresentando a sua carteira do plano de saúde, terá um desconto nas consultas e procedimentos realizados pelo Dr Paulo Branco.



Rodin














Clinicas:

Lapa:
Mônica: 36728943 / 986663281














Vila Nova Conceição:
Fatima: 38467973














Definição:
É caracterizada por menos de três idas ao banheiro por semana, mas também esta relacionada a consistência e ao volume das fezes e a força que a criança faz ao sentar no vaso sanitário.

Forca para evacuar: Também é intestino preso.




Incidência:
Comentário: A constipação intestinal corresponde a 3% de todas as consultas medicas e a 25% de todas as consultas com gastroenterologista. Alguns estudos escolares, mostraram uma incidência maior nas meninas, para cada 5 crianças acometidas 4 eram meninas. Estes estudos também demonstraram que 40 a 50% das mães sofriam de prisão de ventre, independente dos filhos terem ou não os sintomas. Quando se analisou os pais, houve uma baixa na incidência, que ficou entre 10% a 15%.


Meninas: Incidência maior

















Causas:
Dieta pobre em fibras.
Ingestão de pouca água
Afetivas: Ansiedade e depressão
Sedentarismo
Estresse
Hormonal: Hipotireoidismo
Hipercalcemia: Excesso de cálcio
Diabetes mellitus
Alergia ao glúten
Medula espinhal: Anomalias e traumatismos.
Doença de Hirschprung.
Esclerodermia
Lúpus eritematoso sistêmico.
Síndrome de Ehlers –Danlos.
Drogas: Anti-ácido, antidepressivos, sucralfatos, fenobarbital.
Intolerância a lactose.
Intoxicação pela vitamina D.
Alimentação: Elevado consumo de gordura saturada.
Falta de hábito em usar o banheiro escolar.
Doenças anais: Fissuras, hemorroidas, proctite, retites, estenoses.
Psicológicas: Fatores comportamentais , como ligação excessiva com familiares, perdas, separações, brigas entre os pais, mal desempenho escolar, introspecção acentuada, temperamento,  integração com os colegas e amigos.
Comportamentais: Poderá ocorrer constipação crônica, em razão de hábitos alimentares inadequados, dificuldade de acesso ao toaletes, constrangimento na escola ou por desejo ou ordem de não interromper determinadas tarefas.

Alimentação correta: Com fibras.



Diagnostico:
Geralmente os sintomas da constipação já se manifestam no primeiro ano de vida, porem podem ser valorizados e diagnosticados somente anos depois, diante de uma complicação da própria constipação.   

Sintomas:
Dor
Estufamento por gases
Eliminação de fezes duras
Muito esforço para evacuar
Fissuras anais: sangramento e dor
Sangramento as evacuações
Irritabilidade: Mal humor.
Mucorreia: Perda de muco junto ou separado das fezes, que resulta da irritação das células da mucosa do reto ( células caliciformes), produtoras de muco, pelas fezes endurecidas e paradas na luz do reto.
Comentário: A constipação é um sintoma e não a causa de doença, o que torna importante, portanto, o diagnóstico correto para a administração do tratamento adequado.

Exames:
Rx simples do abdômen: O Rx simples do abdômen, quando bem interpretado, poderá ser de grande importância no diagnostico e tratamento da causa da obstipação intestinal na criança. O Rx poderá tranquilamente detectar a presença de fezes no intestino grosso e principalmente impactadas no reto.

Rx simples do abdômen: Imagem de fezes impactadas no reto, como se fosse miolo de pão, o que em medicina se diagnostica como fecaloma.



Rx contrastado: Poderá ser importante para detectar e estudar o tipo de estreitamento no intestino grosso, responsável pela obstipação. Esses estreitamentos poderão determinar uma obstrução intestinal, e está associado a náuseas e vômitos. Quando se suspeita de obstrução intestinal com quadro clinico de náuseas e vômitos, o Rx simples geralmente definirá a conduta a ser tomada pelo médico.
Manometria anorretal: Estuda a pressão do musculo formador do esfíncter anal. A manometria terá indicação para os casos de obstipação associada a doenças anais, como a fissura anal ou para os casos de megacolon congênito ou doença de Hirschprung.

Tratamento:
O ideal é resolver a constipação com uma dieta rica em fibras, principalmente para as meninas, associada a ingestão de água e a pratica regular de exercício físico.




- Alimentação: As constipações por erros alimentares com o tempo poderão determinar uma pequena dilatação do reto. Estes casos poderão ser tratados pela ingestão de alimentos, como sucos de frutas, associado ao consumo de 30% de fibras nas refeições, pela ingestão de aveia, farelo de trigo, cereais e outros, seguindo a risca o conceito da nova pirâmide alimentar. Meus pacientes recebem um guia com todas as orientações nutricionais e comportamentais para evitar a obstipação.
- Endócrinas – metabólicas: São tratadas pela reposição dos hormônios, como no hipotireoidismo e no diabetes, associada a mudanças nos hábitos alimentares, laxantes  e se necessário lavagens retais.
- Neurológicas: As doenças neurológicas intrínsecas do intestino, como a doença de Hirschprung, hipoganglionoses, displasias colonicas intestinai, bem como nos casos de estreitamento anais e ânus anteriorizado, a dieta deverá ser pobre em fibras, pois o consequente aumento no volume de fezes produzido, poderá levar a piora da constipação intestinal pela dificuldade motora de a criança excretar um volume fecal maior. Será preferível prescrever uma dieta de fácil absorção e com menor formação de resíduo fecal.

Medicamentos:
Poderão ser administrado:
- Estimulantes do peristaltismo.
- Formadores do bolo fecal.
- Emolientes
- Catárticos.
- Pomadas e cremes

4 comentários:

  1. Boa tarde, sou o interior do estado de S. Paulo, estou procurando um médico, pois tenho uma neta de três anos que sofre de intestino preso, e gostaria de fazer um tratamento mas aqui não temos especialista infantil. O Sr trata desse problema? Como posso agendar uma consulta? Qual é o valor dessa consulta? Meu email é : vvzf56@hotmail.com, ficaria imensamente grata com sua resposta.Verginia Vera Zaniboni Felice

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,sou de São paulo e tenho um bebê de 5 meses, mas há algumas semanas ele tem feito muita força para evacuar e saiu uma bolinha vermelha para fora do ânus, uma vezta fazer normal sem minilax e outra vez msm usando o minilax saiu para fora, ele chora demais e fica exausto. Por favor quanto seria essa consulta, estou muito preocupada com meu bebê.
    Obrigado e aguardo retorno .

    ResponderExcluir
  3. Boa noite,sou de São paulo e tenho um bebê de 5 meses, mas há algumas semanas ele tem feito muita força para evacuar e saiu uma bolinha vermelha para fora do ânus, uma vezta fazer normal sem minilax e outra vez msm usando o minilax saiu para fora, ele chora demais e fica exausto. Por favor quanto seria essa consulta, estou muito preocupada com meu bebê.
    Obrigado e aguardo retorno .
    Meu email é jacquepereira79@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde tenho uma menina de 6 anos EA 4 meses ela está sofrendo fica muito irritada, sensível fica até cinco dias sem evacua.geralmente ela só faz poucas fezes seca na roupa e no banheiro não consegui apesar de colocar muita força fazer uso de laxante . Não sei mas o que fazer precisando de um medico ,estou ficando desesperada desde de já agradeço

    ResponderExcluir