Neste Blog, o Dr. Paulo Branco irá publicar matérias sobre as suas especialidades, além de responder duvidas e interagir com seus leitores e pacientes.

Fique sempre atualizado para saber das melhores e mais inovadoras técnicas para desenvolver seu bem estar e qualidade de vida.

Envie suas dúvidas e perguntas para: paulobrancoprocto@gmail.com



Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Cisto Pilonidal: Cirurgia aberta ou fechada


Cisto Pilonidal: Cirurgia  aberta/fechada
Planos de saúde: Apresentando a sua carteira do plano de saúde terá um desconto nas consultas e procedimentos realizados pelo Dr Paulo Branco.

Dúvidas:
e.mail. paulobranco@terra.com.br
whatsApp. 995204135
Central: 11-986663281

Di Cavalcante: Mulher de chapéu




















Clinicas:
Lapa: 
Mônica: 11- 36728943 / 986663281
Mônica

Vila Nova Conceição: 
Fatima: 11- 38467973 / 78317380




Clinica: Proctologia com laser.



- Definição e causa:
O Cisto Pilonidal que incide mais entre os 16 e 20 anos e a cada três homens para uma mulher, é formado geralmente por um trajeto fistuloso crônico e dois orifícios, localizados abaixo da pele da região entre os glúteos. A sua causa exata ainda não é conhecida e duas teorias tentam explica-la, a congênita e  adquirida, essa tem sido cada vez mais aceita, e defende que o cisto Pilonidal seria consequente da reação do organismo a presença de um pelo, que em vez de nascer para fora da pele, nasceu para dentro, funcionando como um corpo estranho ou consequente a inflamação dos folículos pilosos. Outros fatores envolvidos na causa do cisto, são a higiene pessoal, traumatismos na região sacral como no ato de dirigir, o aumento dos hormônios sexuais na puberdade e a obesidade.

Ilustração: Excesso de pelos na região sacral.


Pelos que nascem invertidos
Pelos: Saindo pelos orifícios do cisto

Diferentes estágios de formação do cisto

- Tratamento
Técnica aberta:
Incisão e Curetagem: A técnica consiste na abertura por incisão de todo o trajeto fistuloso com posterior curetagem ou raspagem para remover todo o tecido inflamatório e pelos presentes no interior do cisto, expondo toda a sua parede posterior, mas sem retira-la. O cirurgião retira os bordos de pele da abertura, que poderá ser deixada aberta ou semifechada, o que tornará a ferida menor e poderá reduzir o tempo de cicatrização.
  

Foto: Curetagem


Técnica fechada: Laser de CO2.
A técnica fechada consiste na retirada total de todos os componentes do cisto. Eu faço a retirada do cisto com o laser sob anestesia local. Primeiro os meus pacientes fazem uma depilação com laser, cerca de 5 cm na volta do trajeto e dos orifícios, a seguir uso um guia metálico para identificar todos os componentes e a seguir retiro todo o Cisto Pilonidal com o laser e depois fecho toda a ferida com pontos e fios cirúrgicos especiais. Uso antibióticos adequados por 7 dias e os pontos são retirados geralmente de 7 a 14 dias.
Klin e cols, utilizando o laser de CO2, observaram uma recorrência de 4,3% em 70 pacientes operados por essa técnica. Solla  & Rothemberger observaram um tempo médio de cicatrização de duas semanas pela técnica fechada.


Clinica: Cirurgia com o laser
Depiição protetora


Resultado final: Técnica fechada

Cicatriz final




Conclusão sobre as duas técnicas:
Na minha experiência a evolução dos meus pacientes com a técnica fechada a laser, ocorreu com uma qualidade de vida muito melhor que a técnica aberta, o retorno as suas atividades profissionais e escolares foi mais precoce, e sem aquela drenagem de líquidos e/ou secreção pela ferida cirúrgica aberta ou semiaberta e o maior tempo de cicatrização que poderá variar segundo trabalhos médicos de 3 semana a 9 meses. No entanto a taxa de recorrência foi de 13% para a técnica aberta, sendo similar a taxa encontrada na técnica fechada, 11%. 

9 comentários:

  1. Meu nome é joão lucas e tive tal patologia. Já se passaram quase três anos desde a cirurgia de remoção e não surgiram sinais de recorrência. O dr paulo branco removeu o cisto com proctologia a laser, optando pela cirurgia fechada. Minha recuperação foi rápida e voltei logo às minhas atividades normais. Sou um defensor do uso laser de CO2 com a cirurgia fechada e do tratamento dessa patologia com o dr paulo branco. Foi o médico que apresentou uma alternativa que nenhum outro medico tinha manifestado que é o uso do laser na opção de cirurgia fechada. Além disso, obviamente se trata de um exemplar cirurgião e ser humano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João Lucas, tudo bom ?

      Você poderia entrar em contato comigo ? Queria tirar algumas dúvidas sobre este tipo de cirurgia. adamfb17@yahoo.com.br

      Excluir
    2. Olá João Lucas, tudo bom? Gostaria de tirar algumas dúvidas à respeito deste tipo de cirurgia.
      willerloureirocolodetti@gmail.com

      Excluir
  2. Fiz a tal cirurgia com o Dr Paulo.
    No inicio bastante prestativo, porém, quando ocorreu um problema na recuperação, e ele viu que meu caso estava difícil, simplesmente não me deu suporte algum, mandei mensagens, desesperado com sangramentos, etc, e simplesmente me ignorou.
    Joguei uma nota no lixo, e não tive suporte algum.

    3 semanas após a cirurgia de 7.000 reais, 2 pontos abriram, e teve a coragem de me cobrar mais 1200 para dar mais os 2 pontos, que no ato da cirurgia, me prometeu que a linha era especial, e não abriria "nem se eu cair de um prédio de 15 andares", palavras dele antes da cirurgia.

    Resumo, hoje, um ano depois, estou com a ferida aberta, com pus, pior do que já estava, tendo que ir para outra cirurgia, se não fosse o medico Jose luiz amuratti, eu estaria desesperado, pelos sangramentos que estava tendo, que no mínimo, o "excelente" Dr Paulo, deveria dar o suporte a quem encheu o bolsinho dele com R$ 8.200,00

    ResponderExcluir
  3. Fiz a cirurgia faz uns 20 dias e ainda continua vazando pus e doendo muito. Os pontos abriu é normal

    ResponderExcluir
  4. Olá gente fiz a cirurgia do cisto pilonidal estou com dor será que posso tomar Nimisulida pra dor? O ibuprofeno nao está fazendo efeito ?

    ResponderExcluir
  5. Olá gente fiz a cirurgia do cisto pilonidal e estou sentindo dor, sera que posso tomar Nimisulida ? O ibuprofeno nao está fazendo mim ajudem

    ResponderExcluir