Neste Blog, o Dr. Paulo Branco irá publicar matérias sobre as suas especialidades, além de responder duvidas e interagir com seus leitores e pacientes.

Fique sempre atualizado para saber das melhores e mais inovadoras técnicas para desenvolver seu bem estar e qualidade de vida.

Envie suas dúvidas e perguntas para: paulobrancoprocto@gmail.com



Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Dor reto: pomada, fisioterapia ou injeção?


Dor reto: Pomada, fisioterapia ou injeção?

Planos de saúde: Apresentando a sua carteira do plano de saúde, terá um desconto nas consultas e procedimentos realizados pelo Dr Paulo Branco.

Dúvidas:
e.mail. paulobranco@terra.com.br
whatsApp. 995204135


Clinicas:
Lapa: 
Mônica: 11- 36728943 / 986663281

Mônica

Vila Nova Conceição: 
Fatima: 11 - 38467973 / 78317380





Clinica: Tratamento da dor retal.



- Dor: Queimação no reto.
Esse foi o tipo de dor de localização anorretal, referida mais frequentemente pelos pacientes na minha clinica. Na maioria era de intensidade moderada, mas algumas intensa e muito incomodativa, que durava poucos minutos e que piorava quando os pacientes ficavam sentados por longos períodos de tempo ou durante a noite, quando dormiam, levando os pacientes a acordarem repentinamente pela dor intensa. Foi mais frequente nas mulheres, em uma relação de 3:1, e na sua evolução costumou ser recorrente, podendo durar meses e coincidir com síndromes afetivas ou emocionais, como depressão e a ansiedade.

Ilustração: Nervos e músculos do reto e ânus.



- Diagnostico:
Todos os exames de avaliação funcional, estavam normais. O diagnostico eu confirmei pelo exame clinico proctologico em todos os pacientes.
Comentário: Quase todos os pacientes já haviam se consultado com outros proctologistas e chegaram na clinica com todos os exames normais. Como estes pacientes ficam confusos e inseguros quanto ao diagnostico e resultado dos tratamentos realizados, é importante que eles saibam que não há uma doença orgânica, o que poderá representar um grande passo para um novo tratamento.

Ilustração: Confirmei o diagnostico


- Tratamento:
Eu prefiro realizar o tratamento no momento da dor no reto. Como eu falei acima, os pacientes chegaram com os exames normais, já tendo usado várias pomadas, medicamentos orais e muitas sessões de fisioterapia de 20 a 30, com manutenção dos sintomas. Oriento a fazer um tipo de exercício físico especifico, associado a medicamentos na forma de pomadas e enemas de manipulação, e na maioria dos casos a injeção de medicamento antiinflamatorio. Todos esses medicamentos e fisioterapia tem por objetivo o relaxamento dos músculos esfincterianos em particular do puboretal. Uma observação importante é que muitos pacientes tinham afecções associadas como a Síndrome do Intestino Irritável e a hipertonia do esfíncter interno do ânus que foram tratados.

   
Foto: Fisioterapia adequada.




Atenção: Ciclistas referem piora da dor.



Foto: Medicamentos na forma de enema. 




Foto: Aplicação local.


Um comentário: