Neste Blog, o Dr. Paulo Branco irá publicar matérias sobre as suas especialidades, além de responder duvidas e interagir com seus leitores e pacientes.

Fique sempre atualizado para saber das melhores e mais inovadoras técnicas para desenvolver seu bem estar e qualidade de vida.

Envie suas dúvidas e perguntas para: paulobrancoprocto@gmail.com



Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

domingo, 30 de setembro de 2012

Longevidade: Evite as doenças que possam comprometer o seu tempo de vida


Saiba as doenças que mas comprometem a longevidade dos brasileiros: Afaste este risco
Medico:Dr Paulo Branco  

Contatos:
Internet
Balogastro: Centro de tratamento da obesidade pelo balão gástrico. paulobranco@terra.com.br
e-mail /msn. paulobranco@terra.com.br
Fones: 011 – 986663281/ 38467973

Temas: 
1- AVC: Derrame

Segundo dados da secretaria da saude aponta que, em média quatro pessoas são internadas por dia em hospitais públicos após terem sofrido AVC. Conhecido popularmente como derrame é a principal causa de morte e incapacitação no Brasil, que mata cerca de 70 mil brasileiros por ano. Os médicos brasileiros mostram uma grande preocupação pelo aumento do AVC entre os jovens. No Brasil teve um aumento de 64% entre os homens na idade entre 15 a 34 anos e de 15% para as mulheres na mesma idade.
Esse aumento intriga os especialistas que nao  encontram uma explicação para esse aumento entre os jovens mas acreditam que haja uma relação com hábitos e comportamentos pouco saudáveis, como levar uma vida sedentária e níveis altos do colesterol total no sangue. 

Importante leia com atenção: Saiba os dez fatores de risco que estão presentes em mas de 90% dos casos de AVC e procurar evita-los será a melhor forma de prevenção.
1- Hipertensão Arterial: Esta presente em 30% dos casos.
2- Tabagismo
3- Sedentarismo
4- Acumulo de gordura visceral ou abdominal
5-Alimentação rica em gorduras e carboidratos
6- Alto índice de gorduras no sangue
7- Diabetes
8- Alcool: Mais de três doses de bebidas alcoólicas diárias esta relacionada com uma maior freqüência do AVC hemorrágico.
9- Estresse e depressão
10- Doenças cardíacas


Outros fatores de risco que estão sendo investigados:
- InfecçãoNa semana ou até um mês após se ter uma infecção as chances de AVC aumentam de duas a três vezes.
- Refrigerante: O consumo de refrigerante dietetico eleva em 61% as chances de um AVC.

- Sono: Dormir menos de seis horas por noite aumenta em 15% as chances.
- Atividades que elevam subitamente a pressão arterial como exercicios fisicos, ingestao de cafeinas e até assoar o nariz.

Tipos:
Denominam-se AVC dois tipos de interrupcao da irrigacao sanguinea no cerebro:  
- Hemorrágico: Causado por rompimento de um vaso sangüíneo, desencadeando uma hemorragia no cérebro.
- Isquemico: Causado pelo bloqueio de um vaso por um coagulo ou placa de gordura, reduzindo ou impedindo a circulação sangüínea.

 Conseqüência: Em ambos os tipos os neuronios das regiões atingidas morrem, resultando na perda de função da área afetada. Se ocorrer na área cerebral responsável pela fala poderá haver perda desta função.

Sintomas:
Fraqueza ou formigamento na face, no braco ou na perna, especialmente de um lado do corpo.
- Dificuldade para falar
- Alteração da visão, em um dos olhos.
- Alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou no andar.
- Dor de cabeça súbita sem causa aparente

Tratamento:
A rapidez no tratamento tem uma relação direta com melhores resultados, isso porque o tamanho do dano que provocará está diretamente associado a sua extensão. Quanto maior a área afetada, mais graves as sequelas. A cada hora sem tratamento sao perdidos 120 milhões de neuronios e o cérebro no total tem 90 bilhões dessas células. 
- AVC hemorrágico: Baixar a pressão arterial e drenar o sangue derramado, após a hemorragia cessar.
- AVC isquemico: Medicar com remédios que destruam os trombos, chamados de tromboliticos.

Eficácia dos remédios: Os beneficios seram  obtidos se aplicados até as quatro a cinco horas sequintes ao inicio do AVC.
- Licopeno:Pacientes com niveis elevados deste antioxidante no sangue apresentaram uma queda de 55% no risco de ter o AVC quando comparado aos pacientes com níveis baixos do antioxidante. Lembrar que o licopeno está presente nos tomates.Comprovação: Estudo filandes realizado com 1.031 homens que dosou os níveis de licopeno no inicio do estudo e acompanhou por 12 meses mostrou que 67 homens tiveram AVC. Entre os homens com níveis baixos de licopeno, 25 de 258 tiveram o derrame. Entre os pacientes com níveis altos do antioxidante 11 de 259 apresentaram o ACV.


2- Hipertensão Arterial:
É uma doença geralmente silenciosa que eleva a pressão dentro das artérias o que aumenta o risco de:
- Derrame
- Infarto
- Ruptura de aneurisma
- Insuficiência Cardíaca Congestiva
- Insuficiência Renal

Níveis da PA: 12/8
Poderá variar com a idade, peso e altura.

Sintomas:
Na maioria das vezes silenciosa
Dor de cabeça, geralmente na nuca
Sangamento nasal
Tontura
Falta de ar
Cansaço sem motivo
Rubor facial

Causas:
Desconhecida: 90%
10%
Estresse 
Doença renal
Sedentarismo
Obesidade
Anticoncepcional
Alcool
Predisposição genética

Tratamento:
Perder peso
Evitar o sal
Exercício físico regularmente
Medicamentos

3- Obesidade
Introdução: Dr Paulo Branco
A forma mas fácil de perder peso é fechar a boca, isto é fazendo dieta, porem somente com a dieta as pessoas geralmente voltam ao peso inicial. A melhor dobradinha ou associação para manter o novo peso adquirido é associar a dieta atividades  físicas aeróbias e anaeróbias, essa para ganhar músculos, isto é onde tinha gordura coloque massa magra. 

- Incidência:
A genética representa 10% e as alterações comportamentais como o mal habito alimentar é o principal responsável pelos 49% dos brasileiros que estão em sobrepeso.


- Genética x exercício físico x obesidade:
A genética é responsável por 10% da obesidade. Os estudos mostram que filhos de pais obesos tem grandes chances de desenvolver a obesidade em cerca de 80% dos casos. Essa tendência genética diminuiu em 30% com a pratica regular dos exercício físicos.
Uma caminhada de 30' já garante esse beneficio.


- Obesidade x doenças graves:
Infarto: Aumenta em 20%.
Hipertensão: 30%
Diabetes: 70%


Obesidade x IMC:
O imc serve para classificar a obesidade e para acompanhar na perda de peso. A medida que você vai emagrecendo associe ao imc uma bioimpedancia que indicará a diminuição da gordura e ganho de músculo.

- Obesidade x Carboidratos ingeridos a noite:
Cuidado: Evite a ingestão dos açucares após as 18hs porque o seu metabolismo começará a ficar lento e você  irá estocar todo o açúcar ingerido enquanto dorme na forma de gordura. Procure ingerir saladas e carnes magras antes de ir para a cama, assim você acordará mas magro. 


- Obesidade x Gordura saudável:
A ingestão da gordura saturada ou de origem animal deverá ser controlada por ser muito calorica e de deposito enquanto a insaturada ( peixes de água profunda) é mas saudável por formar hormônios, conduzir vitaminas e fazer parte das membranas celulares.


- Obesidade x Reeducação alimentar:
Fracionar: Comer a cada 3hs de preferência para evitar a compulsão que é um inimigo terrível para qualquer ser humano que pretenda emagrecer. Quanto menor o intervalo entre as refeições menos compulsivo você se tornará. Muitas pessoas ficam muito tempo sem comer e não distinguem e muitas vezes nem lembram o que pegaram para comer no restaurante, isto é comem tudo que está a sua frente numa compulsão terrível. 
Balancear: É dividir a quantidade de carboidratos, proteínas e gordura nas refeições. Na pirâmide alimentar moderna os carboidratos complexos representados principalmente pelos alimentos integrais estão na base da pirâmide e as saladas e gorduras insaturadas no apse.  

- Fibras x obesidade:
Se você pretende emagrecer tem que ingerir as fibras soluveis que formam um gel no estomago que diminui o volume de alimentos ingeridos e estimula a saciedade precocemente. 

- Efeito Sanfona x manutenção do peso: Foi observado com maior frequência nos pacientes que perderam peso somente a dieta. Não se iluda o que mantem peso baixo a longo prazo será a reeducação alimentar fundamentalmente fracionada e balanceada e associada a pratica regular de exercícios físicos de preferencia com ganho de massa magra ou músculos.


- Obesidade x velocidade do metabolismo:
O que determinará a diminuição da velocidade do metabolismo é a perda da massa muscular e não a idade como muitos relatam.
Portanto quebre a seqüência abaixo porque se nao acabara na obesidade.
Menos exercicios = menos musculos = metabolismo mas lento = maior acumulo de gordura= Obesidade visceral=síndrome metabólica= Diabetes, hipertensão e doença cardiovascular.
Comentário: Os homens devem dosar a testosterona e mantelas dentro do normal o que será de grande importância para a manutencao da masssa muscular.

- Obesidade x hipotireoidismo: 
Incidência:
Mulheres: É de 10% e aumenta na menopausa onde fica em torno de 12% a 15%.
Homens: Gira em trono de 3%.
A razão da maior frequência na mulher acontece porque o hormônio delas favorece  saída de iodo pela urina, portanto a mulher perde mais esse mineral do que o homem.
Causas:
1- Primeiro:
Baixa de Iodo
2- Segunda:
Doença auto-imune, Isto é o seu organismo produz anticorpos que atacam a sua glândula.
3- Hipotireoidismo transitório:
Esta associado a febre, mal estar geral, dor e sensibilidade sobre a glândula.
4- Drogas:
Amiodarona, alfa-interferon, talidomida e estavudina.

Sintomas:
Fadiga por queda na produção de energia associada a uma perda do apetite com um cansaço implacável, a obesidade com resistência a perda de peso, intolerância ao frio, ressecamento, depressão, sonolência, constipação, associada a uma distensão abdominal, rouquidão, língua espessa, queda de cabelo, edema facial e de membros inferiores, lentidão no raciocínio e da memoria e diminuição dos batimentos cardíacos.

Pele, cabelos e unhas:
 Pele: Fica Seca, áspera e descamativa  Cabelo: poderá cair.
Unhas: Ficam quebradiças

Alterações laboratorial:
Aumento do LDL e diminuição do HDL e aumento do açúcar no sangue

Tratamento do hipotireoidismo:
Reposição dos hormônios tireoidianos visando reverter a progressão clinica do quadro de desarranjo metabólico com a normalização dos níveis de TSH e T4 livre, suplementando ou repondo o T4 ( Levotiroxina).


- Estresse  x obesidade:
O estresse aumenta a produção de hormônios como o estrógeno que aumenta a fome e do cortisol que aumenta a retenção de agua visível nos membros superiores, inferiores e pescoço. De acordo com psicólogos da universidade de Chicago as pressões da vida moderna poderão estimular alguns organismos a guardar mas gorduras. Esta equipe observou uma relação direta entre os agentes estressores e o ganho de peso em estudo de 4 anos.

Estressores observados neste trabalho:
-Gerenciar a vida diária;
- Equilibrar trabalho e família;
- Suspenção ou demissão do trabalho;
- Preocupação financeira;
- Perda na família;
- Divorcia-se
- Lidar com filhos difíceis
- Adolescente rebelde
- Envelhecimento dos pais


- Tempo de exercício físico x queima de gordura:
O ideal será você fazer exercícios físicos aeróbicos, como caminhar por exemplo  por 60’para metabolizar ou queimar  a gordura como energia.

- Alimentação x obesidade:
Um estudo americano feito com 21.000 americanos comprovou que os pacientes que:
 Emagreceram comeram:
Nozes, frutas e iogurte
Engordaram comeram:
Batata assada ou frita: principal vilã
Refrigerante
Manteiga

Obesidade x compulsão alimentar:
A compulsão poderá está relacionada a deficiência de:
- Serotonina
- Zinco

- Obesidade x medicamentos:
O medicamento tem uma ação definida. Se o paciente é viciado em acucar simples como os doces a droga de escolha é a sibutramina. Se é gordura em excesso o Orlistat, portanto o medico tem de ficar atento para o tipo de alimento preferido pelos pacientes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário