Neste Blog, o Dr. Paulo Branco irá publicar matérias sobre as suas especialidades, além de responder duvidas e interagir com seus leitores e pacientes.

Fique sempre atualizado para saber das melhores e mais inovadoras técnicas para desenvolver seu bem estar e qualidade de vida.

Envie suas dúvidas e perguntas para: paulobrancoprocto@gmail.com



Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Balao gástrico: Exercício físico


          Balão gástrico: Exercício físico
Dr. Paulo Branco     
www.salt-integrada.med.br

Veja em que fase você está para dar aquele gás na malhação:

Pre-comtemplação: Você não pensa em mudar os seus hábitos e tem resistência a mudanças:
Contemplação: Você esta pensando em mudar os seus hábitos;
Preparação: Começam pequenas mudanças;
Ação: Apresentam mudanças no comportamento como atividade física por 30’ ao dia, três vezes por semana ou mais;
Manutenção: Atividade física por seis meses ou mais.

 Duvidas frequentes relacionadas ao inicio da pratica do exercício físico e a modalidade escolhida após a passagem do  balão:
-       Recomenda-se 30 dias após, porém na pratica alguns pacientes o fazem com duas semanas, como caminhar por exemplo.

-       Exercícios contraindicados:
- Os esportes que poderão determinar traumatismo no abdômen, como: As lutas marciais, futebol, vôlei, box e outros.
 - Os exercícios aeróbicos de intensidade vigorosa que conduzem a uma sobrecarga das articulações semelhante à de um saltador, sendo a sua prescrição evitada em obesos sedentários com graus de obesidade mais grave( IMC > 35Kg/m2 ).

             
 Objetivos:
A prescrição do exercício físico deverá ter os seguintes focos de atenção:
-       Exames clínicos dirigidos principalmente a função   cardíaca é obrigatório, considerando o sedentarismo presente na maioria dos pacientes;
-       Exercício deverá ser prescrito de forma individualizada e sempre de acordo com o grau de obesidade, idade, sedentarismo, doenças e riscos associados;

- Como estratégia para prevenir o ganho de peso, emagrecimento e manutenção do peso ideal;
-       Forçar o organismo a utilizar as gordurinhas que lhe incomodam como substrato energético para o organismo realizar trabalho e com isso;
-       Poupam as suas reservas de açúcar no fígado e músculos;
-       Retardando o aparecimento da fadiga ou cansaço;
-       Melhorando a sua performance atlética.

Tipos de exercício físico:
Aeróbicos: Caminhada, corrida, natação.
              - Benefícios:
-       Aumentam fluxo de 02  para os músculos
-       O ideal e fazer por uma hora porque:
Com 20’: Você queima açúcar
Com 60’: Você queima gordura
Ø 60’: Você queima músculos ( Flacidez )
Ø A pratica regular do exercício aeróbico determinará uma perda de peso de no mínimo 0,5 Kg / semana e quanto maior a duração e a frequência desse tipo de exercício maior será a perda de peso.
-       Acelera o metabolismo: O exercício físico acelera entre 30 a 40% o metabolismo enquanto a alimentação acelera 10% o que justifica o efeito sanfona em pacientes que perdem e recuperam peso somente com a alimentação.
-       Relaxamento: Pelas endorfinas que libera.
-       Intestino: Regulariza o peristaltismo e esvaziamento intestinal.
-       Pressão Arterial: Inicialmente aumenta para depois, com a pratica regular, normalizar.
              - Diminui: Derrame e Câncer
                  -  Músculos: Mais fortes e com maior tônus
             
Prescrição do exercício:
              Duração: A principio de 30/60’;
              -   Frequência: De 2 a 5 vezes/semana;
-       Tempo: Indeterminado, já que o esperado é que o    Balão determine a assimilação de hábitos saudáveis a longo prazo, 6 meses.

-       Tempo de atividade física: Para a perda e manutenção de peso é recomendado um acumulo diário de 60 a 80’ de atividades de moderada intensidade ( dança, exercícios aeróbicos de baixa intensidade, caminhadas aceleradas, etc) diariamente.

-       Modalidade de exercícios físicos: A realização de caminhada na esteira, bicicleta ergométrica e a natação são recomendados , juntamente com o estimulo a pratica de outras atividades de lazer  como a dança, caminhada ao ar livre  e mudanças em determinados hábitos do dia a dia sempre com o objetivo de retirar o paciente da inércia, proporcionando um novo estilo de vida, mas saudável, mas ativo que inclua as atividades físicas e que ultrapasse os limites da academia ou do parque onde ele irá treinar, e que torcemos que faça parte de sua vida para sempre.
                
-       Artrites( Inflamação nas articulações): Para pacientes obesos portadores de artrites  e /ou outras limitações na mobilidade é mais aconselhável a pratica de exercícios aquáticos em piscina aquecida.
-       Frequencimetro: Acho obrigatório o seu uso pela relação direta entre o esforço físico e a frequência cardíaca, sendo o parâmetro mais importante para controlar a intensidade do exercício físico.

-       Formula para o calculo da frequência cardíaca ideal:
220 – Idade: F ( Frequência cardíaca máxima).
Sua frequência mínima: F  x  0,65%
Sua frequência cardíaca máxima: F  x 0,75%
Se você chegar na loja para comprar o frequencimetro com esses números calculados, o vendedor já os colocará no  equipamento.

Qual a importância na pratica em saber as frequências máxima e mínima?
  Porque no aparelho há um alarme que irá tocar caso você esteja com a frequência acima da máxima ( Risco cardíaco ) ou abaixo da mínima ( Não perde peso ).

-       Roupas adequadas:
Dê preferencia as de microfibras que apresentam boa aeração e conforto.



-       Tênis:
Plataforma para absorção de impacto e com boa aeração.


-       Local:
Menos poluído possível, parques, praças e evitar locais de transito veicular intenso como as marginais.
              
-       Hidratação: Se você não estiver hidratado terá um aumento da frequência cardíaca, fadiga, dor muscular e cãibra.
Obs.  Dê preferencia as soluções isotônicas.
                     
                     Exercícios com peso:
-       Os exercícios com peso isoladamente proporcionam uma perda de peso modesta, porem  representam um potente auxiliar no processo de emagrecimento quando feitos intercalados com os exercícios aeróbicos  como caminhar e correr.  Os exercícios com pesos aumentam o gasto calórico diário, por intermédio do próprio custo energético de sua execução e por acelerar o metabolismo em até 72hs apos após o exercício. Exercícios aeróbicos aceleram em 48hs.   

-       Orientação profissional: Educador
Funciona como uma retomada ou reeducação como a alimentação, principalmente na fase inicial acho muito importante, principalmente dentro da academia. Siga as orientações, procure fazer os exercícios de forma correta, principalmente na postura. Evite a sobrecarga nos pesos, o overtreining ou excesso nos aeróbicos que acabará em fadiga e queda do rendimento.



Descanso: físico e mental.
Durma de 6 a 8hs por noite porque na fase profunda do sono você produz os hormônios GH e testosterona que recuperam todos os tecidos gastos durante o exercício físico, principalmente os músculos.

                 Suplementos:  www.medicinaintegrada.med.br


Perder peso será uma questão de tempo, dedicação, perseverança, positividade, equilíbrio emocional e espiritual, está feliz, de bem com a vida e curtir a nova silhueta.

Dr. Paulo Branco






Nenhum comentário:

Postar um comentário