Neste Blog, o Dr. Paulo Branco irá publicar matérias sobre as suas especialidades, além de responder duvidas e interagir com seus leitores e pacientes.

Fique sempre atualizado para saber das melhores e mais inovadoras técnicas para desenvolver seu bem estar e qualidade de vida.

Envie suas dúvidas e perguntas para: paulobrancoprocto@gmail.com



Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Estética: Centro de estética integrada


Centro de estética integrada
Medico: Dr Paulo Branco
Esteticista: Monica Sinott
Contatos:
Fones: 011 – 986663281 / 987164165
Internet: e-mail / msn. paulobranco@terra.com.br

1- Bioplastia
- Definição:
A bioplastia tem como definição ser a plástica sem cortes nem cirurgia, que e realizada com o implante de biomateriais em planos anatômicos profundos, por técnica minimamente invasiva. Em linguagem simples e o implante de substancias compatíveis com o organismo com a finalidade de aumentar o volume de algumas áreas do rosto. Essas substancias não causam alergias e nem rejeição. São implantadas profundamente através de cânulas atraumaticas, isto e, de ponta arredondada que preserva a integridade de vasos e nervos.

- Harmonia Facial: Entenda e importante
Todos os pacientes que realizam a bioplastia na minha clinica tem uma explicação sobre a harmonia das partes que formam a face.
A face e formada de três camadas:
Pele: E a camada mais dinâmica, isto e sujeita a mudanças ate mesmo de um dia para o outro ao longo dos anos, sendo a área sobre a qual o medico tem mais influencia, podendo disfarçar as marcas do envelhecimento, como rugas, restaurar o brilho e a cor, e amenizar sinais de cansaço e de perda de elasticidade.
Fatores que influenciao no envelhecimento da pele: Sol, frio, poluição, estresse e o tabagismo.
Tecidos moles: As partes moles alteram-se lentamente com o passar do tempo. Ocorre uma flacidez dos músculos e ha um crescimento das partes moles do nariz, queixo e das orelhas.
Parte óssea ou esqueleto: Esta parte sofre poucas alterações com o tempo. E a parte óssea que determina o formato da cabeça e do rosto no adulto.
O tamanho, formato e o posicionamento do nariz, boca e queixo são determinados tanto pelos músculos e cartilagens quanto pelos ossos.
Rosto:
 Formas: Triangular, quadrado e losango.
Boca:
Fina: E aquela que tem lábios finos, portanto a altura da boca corresponde a menos que dois quintos de sua largura. Ambos os lábios poderão ser finos ou somente o lábio superior. Muitos homens têm bocas finas, sendo normal que os lábios se afinem com a idade tanto nos homens como nas mulheres. A boca fina pode dar um ar de severidade à pessoa.
Cupido: E geralmente pequena e tem lábios grossos. O lábio superior forma um bico muito pronunciado no alto e no centro.
Larga: Pode ter lábios normais, finos ou largos. O que muda e que os cantos da boca ficam num eixo próximo as pupilas do olho.
Pequena:
E menos larga que o padrão. Os lábios podem ser normais, finos ou largos, mas os cantos da boca estarão num eixo vertical entre a Iris e o canto interno da boca.

Queixo:
Pronunciado: Esta presente geralmente em pessoas com o rosto quadrado e esta associado à forca, persistência e a teimosia.
Retraído: Geralmente presente em rostos ovais, redondos, triangulares ou na forma de losango.
Pontudo: E um queixo bem definido, e visto de perfil forma uma ponta, mas não necessariamente pronunciada.
Redondo

Nariz:
Osso saltado: Visto de perfil, o nariz e reto, mas tem uma elevação no meio. Visto de frente, o osso às vezes também aparece nas laterais do nariz.
Caído: E aquele que apresenta a ponta caída. Visto de frente você percebera que a ponta esta abaixo do dorco.
Chato: A ponta esta mais próxima da face, o ângulo e maior que 60 graus e a largura comparada ao comprimento e menor.
Grande: O comprimento e maior do que a largura. Visto de frente ocupa uma área maior que um terço do rosto.

Entenda na pratica a harmonia entre as partes acima:
A harmonia devera ser considerada olhando o paciente de perfil, frente e de lado:
- No perfil:
 Se você olhar o paciente de perfil a harmonia devera ser feita entre a ponta do nariz, cupido ou V da boca e a projeção do queixo. Muitas vezes o paciente tem uma harmonia entre a ponta (elevada), cupido porem o queixo e muito pequeno. As características étnicas têm grande importância e deveram ser sempre consideradas para a obtenção dos bons resultados na bioplastia facial, como no nariz da raça negra por exemplo. Eu quase sempre mantenho as características raciais do nariz, pois alterá-la significa alterar a estrura do rosto que poderá ficar desarmônico com o restante da face do paciente.
- De frente:
Chama atenção a parte central do lábio superior ou cupido e não e atoa que você coloca aquele batom muitas vezes sedutor.  Os lábios têm uma harmonia com o queixo e o medico devera sempre ao fazer o preenchimento respeitar os limites laterais que deveram ser o mesmo entre as duas partes que se não acontecer poderá ser visível na visão frontal. A visão clara dos ângulos das mandíbulas de frente poderá ser uma característica criada pela bioplastia quando se olha de frente para um paciente que aprecia um rosto quadrado.
- De lado:
As mulheres, de uma maneira geral, são apreciadoras do efeito blush que e caracterizada pela maca do rosto de contornos precisos, retificação da mandíbula e uma depressão entre as duas.
- Lipodistrofia no HIV:
Durante o tratamento do HIV as substancias consomem a gordura facial, criando uma depressão abaixo das maçãs. Eu tenho preenchido, refazendo o rosto destes pacientes e recolocando os mesmos ao mundo social e com uma felicidade imensa dos pacientes e a minha também.

- Características do produto usado PMMA (polimetilmetacrilato):
Biocompativel
Não há migração do produto
Não apresenta reação alérgica
Não necessita ser testado antes
Modelado durante a aplicação
Permanece estável
Baixos índices de complicações
A quantidade do produto implantado depende do grau de correção desejado
Tratamento e ambulatorial
O produto e regulamentado

- Indicações:
Nariz: Retificação do dorco e elevação da ponta.
Sulco nasogeniano ou Bigode chinês: preenchimento para melhorar a definição das asas do nariz.
Queixo: Formação ou preenchimento do mento para que o mesmo tenha uma harmonia com os lábios e mandíbula.
Lábios: Aumento e contornos
Mandíbula e malares: Acentuação dos ângulos e contornos
Cicatrizes deprimidas
Lipodistrofia facial no HIV

Contra-indicações:
Casos de doenças auto-imunes evolutiva
Infecção cutânea
Herpes ativo
Paciente em tratamento com imunossupressores

Associação: Bioplastia x Botox.
Primeiro o medico devera fazer o Botox e posteriormente a Bioplastia, isto e corrigir primeiro as rugas de expressão com o Botox e as que ficarem, são as fixas, que deveram ser preenchidas pela Bioplastia.

Técnica de aplicação do produto:
Tenho realizado o procedimento com cânulas apropriadas e produto autorizado pela ANVISA. E realizada uma limpeza e anti-sepsia da pele facial e a seguir o produto e injetado nos locais programados com fins estéticos. O paciente terá uma participação ativa durante o procedimento e será liberado no final. Nos locais aplicados costuma ter edema e o paciente será orientado a usar gelo e pomadas antiinflamatórias. O paciente retornara com sete dias.

Resultados:
Seu melhor resultado final e observado 30 dias após a aplicação que será o tempo necessário para a síntese de colágeno e para que células conhecidas como fibroblastos sejam estimulados a produzir elastina. A produção do colágeno local determinara uma expansão tecidual ou um lifting volumétrico  e a pele melhora com o passar do tempo.

Complicações:
Mais freqüentes: Hematoma e assimetria
Hematomas: Os hematomas são tratados com medicamentos administrados pela via oral e local e a assimetria com reinjecao do produto com bom resultado.

Comentário: Dr. Paulo Branco.
A Bioplastia e um procedimento estético de resultado imediato e como em nenhum outro procedimento estético exige uma participação ativa do paciente durante toda a sua execução, por isso Jamais devera ser feita com o paciente sedado ou sob qualquer outra forma de anestesia. O medico devera contar com a opinião do paciente em cada etapa da realização do procedimento.
2- Botox – Uso Facial
O uso da toxina botulínica foi aprovado para fins estéticos pela FDA (Food and Drugs Administration) em 2002.  A partir desta data ela foi aplicada em milhares de pessoas em todo o mundo. Na atualidade a Tb poderá ser aplicada com fins estéticos e de tratamento. A toxina usada para fins estéticos para o tratamento das rugas decorrentes da contração da musculatura facial e a do tipo A.
Ação da Toxina botulínica:
Ela atua bloqueando uma substancia chamada acetilcolina. Essa substancia permite que o estimulo que vem do cérebro faca os músculos contraírem. Estes músculos estão abaixo da pele e ao contraírem determinam o aparecimento das rugas.
Indicação:
O botox esta indicado para o tratamento das rugas classificadas como dinâmicas, que são todas as rugas decorrentes da contração dos músculos faciais que aparecem quando você realiza uma micagem ou expressão facial para se comunicar.
Exemplo de rugas dinâmicas:
- Rugas em volta dos olhos (Pe de galhinha), entre as sobrancelhas quando você fica com raiva, frontal ( testa ) pela elevação das sobrancelha, os furinhos no queixo decorrentes da contração do músculo mentoniano ( queixo) nas fissuras lábias dos fumantes e poderá também determinar a elevação das sobrancelhas e ponta do nariz.
Dica: Você poderá reproduzir as rugas ficando em frente ao espelho e realizando os movimentos acima descritos para o aparecimento das rugas de expressão.
Contra-indicações da TBB:
Infecção nos pontos de infiltração
Hipersensibilidade
Gravidez/Lactação
Expectativa de resultados
Distúrbios afetivos ou emocionais descompensados
Técnica:
Diluição do produto:
Eu particularmente não gosto de diluir, porque acho que o paciente no final será prejudicado. A diluição encurta mais ainda o tempo de ação da toxina e altera o resultado estético final principalmente em homens que tem uma musculatura, mas densa. Muitas vezes sou criticado por não diluir, principalmente pela adequação dos pacientes ao preço final da TB, isto e diluir fica mais barato. O importante e o resultado final que deve beneficiar os pacientes. A diluição do produto e uma etapa importante e devera ser feita por médicos. Se for feita de forma inadequada poderá inativar a toxina.

Demarcação dos locais de aplicação:
Após a limpeza e desinfecção suave da pele, os pontos a serem aplicados são demarcados com um lápis apropriado.  Abaixo destes pontos estão os músculos responsáveis pelo aparecimento das rugas. O medico devera ter o conhecimento dos músculos responsáveis por cada ruga.
Volume a ser injetado:
O medico devera injetar um volume da toxina previamente padronizado por ele para cada músculo. Os músculos entre as sobrancelhas, por exemplo, aqueles que você contrai diante da luminosidade e raiva deveram receber mais unidades da toxina. Os homens, por terem uma musculatura facial mais desenvolvida recebem mais unidades da toxina.

Comentário importante sobre a diluição da toxina:
Dr. Paulo Branco.
Eu não diluo a toxina para mais de dois pacientes, principalmente em homens que a musculatura e mais desenvolvida. A diluição poderá determinar o insucesso da aplicação do botox, traduzida pela permanência das rugas ou retorno das mesmas precocemente. Os pacientes que vieram a minha clinica para aplicação da toxina referiam a diluição para três a quatro pacientes. 
Resultados:
Imediato: Entre 24 e 48hs.
Desejado: De dois a sete dias.
Reaplicação:
Acima de cinco meses para evitar a formação de anticorpos contra a toxina e mesmo o envelhecimento precoce.
Complicações:
Hematoma leve, assimetria e ptose (queda das sobrancelhas).

Comentário sobre complicações:  Dr. Paulo Branco
Para evitar essas complicações o medico devera demarcar pontos anatômicos importantes que indicam locais e principalmente os músculos faciais que não deveram entrar em contato com a toxina e orientar os pacientes a seguirem rigorosamente todas as orientações pos-aplicacao para evitar que os músculos responsáveis pelas complicoes entrem em contato com o botox.
Conclusão:
O medico jamais devera esquecer que o paciente e quem melhor conhece a sua face e que a sua opinião devera ser considerada e respeitada para que a equipe tenha um excelente resultado.

3- Estética anal: Clareamento e depilacao a laser ou cera
As razoes ou motivos principais que trouxeram os pacientes a clinica para a depilação e o clareamento são o aspecto higiênico  adquirido e a melhor aparência estética das regiões perineal, intima e glútea. A idéia de fazer este centro foi a dificuldade referida pelos novos pacientes e os já cadastrados na clinica, de encontrar no mesmo espaço, profissionais que atuando de forma integrada tratem as afecções que comprometem a estética anal seja na sua integridade e anatomia peculiares, na cor ( clareamento ), presença de pelos ( Depilação cera e laser), pelinhas ( hemorroida externa), verrugas, pólipos ( pequenas bolinhas ) que deveram receber tratamentos adequados que serão abaixo descritos para o publico GLBT.



Causas das alterações na estética anal:

Pele:
- Dermatites: É a inflamação da pele perianal que muitas vezes se estende para o períneo,  glúteo e virilha. Quase sempre resultam de uma irritação crônica da pele. Os pacientes referem uma coceira intensa associada a uma alteração na textura da pele ( grossa ), algumas vezes associada com fissuras e mudança na coloração da pele para avermelhada, rosada ou escurecida. As causas são varias e as mas frequentes são a dermatite de contato alérgica, as infecciosas e a higiene inadequada.
- Pelos:
Atualmente a vaidade masculina não se limitam a uma barba bem feita ou a um corte de cabelo do momento. Há preocupação com a remoção dos pelos inconvenientes nas várias  regiões do corpo como o peito, barriga , virilha e região anal muito realizada por atores, modelos e travestis. Temos feito a depilação das referidas regiões com o laser ou cera. O protocolo de tratamento dos pelos com o laser ou cera será explicado pelo profissional que atenderá o paciente.
Escurecimento da pele perianal:
Observei na pratica clinica que o escurecimento da pele perianal e entre os glúteos incomoda muitos pacientes que procuram por uma solução, a melhor possível.


Causas:
Existem varias causas para o escurecimento da  pele na região perianal, dermatites alérgicas, ferimentos repetitivos consequentes a uma relação passiva sem um relaxamento e lubrificação adequados, uso de brinquedos  inadequados, praticantes do fist, assaduras e principalmente pela disposição da pele em preguinhas radiadas ou dobras na volta do ânus observadas também no escurecimento da pele nas axilas, virilhas e cotovelos.
Tratamento:
- Substancias de uso local:
- Ação: Existem varias substancias, fitoterápicas ou não, que atuam diminuindo a produção da melanina, que é um pigmento que da cor a pele. Essas substancias determinam uma irritação da pele que deverá ser imediatamente tratada com substancias de ação antiinflamatoria e hidratante local, muitas vezes medicadas juntamente com o clareador.
- Tempo de ação: É lento e os resultados costumam  aparecer com dois meses de uso diário do produto.
Alguns pacientes referiram melhora da pela escura com trinta dias e também da textura, espessura e firmeza da pele.
- Importante: Fator de proteção 30:
Como a pele ficará mas sensível a ação da luz, sempre use o fator de proteção 30 no dia a dia.
Contra-indicações:
Doenças proctologicas sintomáticas
Coceira
Irritação
Ferimentos
Arranhões

Protocolo a ser seguido para o tratamento do escurecimento da pele perianal:
1 - Higienização:
A pele é protegida por uma fina camada de gordura que atua como um isolante do meio externo, por isso a higienização ou limpeza deverá ser feita de forma delicada, passando um higienizador com as mãos com movimentos suaves e nunca use esponjas que poderá irritar a pele o que tornará o procedimento inviável;

2- Enxaguar:
3- Aplicação:
Aplicar a substancia na forma de creme dermatológico em concentração adequada para o seu tipo de pele e rigorosamente no horário e quantidade orientados pela equipe. A quantidade aplicada por vez deverá ser pequena e evite usar por períodos de tempo muito longo.
4-  Lavagem: Dia seguinte   
5- Mascara protetora: Para alguns casos com o objetivo de deixar a pele macia e hidratada;

Proctologicas:
- Pelinhas: As pelinhas na volta da abertura anal, geralmente em numero de duas  é seguramente o que mas incomoda os gay’s que praticam o sexo anal passivo. Esses pacientes referem uma irritação local da pele ( Dermatites) causada pelos resíduos fecais depositados nas dobrinhas cutânea ou
pelo atrito da pelinha com o papel higiênico. Essas pelinhas incomodam e constrangem os pacientes nos seus relacionamentos pelo aspecto estético que compromete a distribuição regular e uniforme das preguinhas perianais. É importante que os pacientes saibam que essa pele, diagnosticada como plicoma, quando associada a sintomas como dor e sangramento anal poderá indicar a presença de doenças proctologicas como a fissura anal crônica e hemorroida interna ou externa. Essa pelinha também poderá resultar de uma hemorroida externa que trombosou, isto é o sangue coagulou dentro do vaso hemorroidário, ficando aquela bolinha dura que determina a compressão e distensão da pele ocasionando a perda de elasticidade da mesma com
formação da pelinha mole, o plicoma. A única forma de tratamento definitivo desta pelinha é a sua retirada cirúrgica que eu tenho feito com o laser e sob anestesia local com alta logo após o procedimento. É muito importante que se tenha a preocupação e o comprometimento com o melhor resultado estético possível obtido pelo procedimento cirúrgico.

- Hemorroidas: As hemorroidas que determinam  uma elevação ou roseta da pele na volta da abertura anal principalmente aos esforços são diagnosticadas como internas de terceiro e quarto graus e geralmente são em numero de três dispostas como um ponteiro de um relógio as 7, 11 e 3 horas. Produzem uma grande alteração na anatomia da abertura anal que fica muito comprometida pela perda das preguinhas características e presença de pele em excesso dispostas como uma cortina na frente da abertura anal. O tratamento das hemorroidas de terceiro grau eu faço pela ligadura elástica na qual eu coloco um pequeno elástico na hemorroida que seca e cai. e para as de quarto grau que já tem a pele fixa fora da abertura anal eu tenho em alguns casos combinado a ligadura com a retirada da pele e quando não é possível eu retiro o vaso e pele com o laser sob anestesia local e sedação.
- Verrugas: Alguns pacientes apresentam verrugas planas na pele da região perianal e glútea. Essas verrugas estão localizadas muitas vezes em regiões de atrito podendo determinar ferimento e sangramento local. Essas verrugas deverão ser tratadas pela retirada cirúrgica sob anestesia local.
-  HPV: A verruga causada pelo HPV é uma doença sexualmente transmissível que poderá alterar a estética anal que difere da forma plana acima descrita  pela presença de sintomas como a coceira e perda de secreção anal.  São geralmente esbranquiçadas e de superfície rugosa. Muitos pacientes referem terem feito sexo anal passivo de risco, sem camisinha com aparecimento posterior das verrugas. Para os praticantes do sexo anal passivo com varias verrugas perianais eu não indico pomada pelo risco do comprometimento da pele que em alguns casos pude comprovar ficou mas grossa ou mesmo com cicatriz. Eu prefiro tratar com o laser as lesões fora e dentro do reto.
- Cicatrizes: Cicatrizes resultantes de ferimentos, procedimentos cirúrgicos e do uso de medicamentos na iz. forma de  pomadas para o tratamento do HPV, poderão  determinar o estreitamento e mesmo cicatrizes que acabam comprometendo a estética e algumas vezes a função anal.
- Pólipos: São tumores benignos, usualmente arredondados, macios, superfície lisa e que podem ou não ter um pedículo. São tumores benignos e geralmente estão presentes em outras partes do corpo como virilha e face interna das coxas.

4- Drenagem linfática pré e pós procedimento cirúrgico
Fisioterapeuta responsável: Monica sinott
Nos traumas mecânicos, como as cirurgias plásticas e outros, ocorrem alterações estruturais e funcionais dos vasos linfáticos, causados por compressão ( hematoma, fibrose) que provocam o extravasamento de líquidos do interior das células para a camada abaixo da pele formando o inchaço dos membros. A drenagem linfática, distribui  esse liquido para os gânglios e com isso diminui o inchaço nas regiões operadas além de ajudar na reabsorção dos hematomas cirúrgicos, acelerando o processo de cicatrização do corpo e diminuindo o risco de infecções secundarias por bactérias oportunistas. Indicada após as cirurgias, a drenagem se faz necessária devido a grande destruição dos vasos e nervos causados pelas intervenções que podem gerar dor e desconforto aos pacientes. A drenagem realizada neste período promoverá melhora na congestão dos tecidos com retorno da normalização e da sensibilidade cutânea local.
Antes do procedimento cirúrgico também é indicada para estimular o sistema linfático, para que após o ato cirúrgico o tecido que não for lesionado possa responder de forma mais eficiente. As sessões ou aplicações iniciam-se geralmente com uma semana antes da cirurgia sendo que a ultima deverá coincidir com a véspera da cirurgia dessa forma todo o sistema linfático estará mas ativo e com maior capacidade de resposta para as drenagens durante o período pós operatório que geralmente ocorrem após o quarto dia da cirurgia e são 10 sessões consecutivas. O paciente após as sessões retornará com o medico para avaliar da necessidade de fazer ou não novas sessões.
A drenagem linfática é realizada através de movimentos leves e rítmicos, e eu sempre tenho o cuidado na medida do possível de não deixar nenhuma região com hematomas ou dolorida, caso isso seja sentido pelos pacientes o procedimento estará sendo realizado de forma errada.
A drenagem linfática deverá ser executada por profissional capacitado e com conhecimento do procedimento cirúrgico realizado no paciente.
Conclusão:
O sucesso da cirurgia dependerá de uma boa técnica cirúrgica associada a uma drenagem linfática bem feita porque se não for ocorreram complicações como seromas, nódulos, assimetrias e mesmo edemas persistentes.







Um comentário: