Neste Blog, o Dr. Paulo Branco irá publicar matérias sobre as suas especialidades, além de responder duvidas e interagir com seus leitores e pacientes.

Fique sempre atualizado para saber das melhores e mais inovadoras técnicas para desenvolver seu bem estar e qualidade de vida.

Envie suas dúvidas e perguntas para: paulobrancoprocto@gmail.com



Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Proctologia: Entenda o mecanismo de atuação do laser


Cirurgia proctologica com o laser de CO2
Dr. Paulo Branco
Princípios gerais para a sua compreensão sobre a interação do laser de CO2 usado em proctologia com os tecidos.

Laser de CO2:
Este e o laser que eu utilizo para os meus procedimentos cirúrgicos Há alguns anos. O raio laser de CO2 e um raio infravermelho, portanto invisível ao olho humano, necessitando de instrumentos de guia que demarque o ponto exato onde o laser ira atuar. Este laser e absorvido pela água ou tecidos que a contenha o que explica a sua interação física de produzir uma evaporação da água. O laser de CO2 não queima os tecidos, como o bisturi elétrico mas sim evapora-os, deixando intacto o tecido usado a poucos milímetros de distancia o que estimula uma cicatrização mais precoce.  Isso faz do laser um instrumento cirúrgico especialmente adaptado para retiradas precisas de tecidos.

Características do laser:
O laser e o único tipo de energia luminosa que possui um mesmo comprimento de onda, mesma freqüência, e, portanto, seus raios seguem um trajeto paralelo. E a única forma de luz que se emitida com suficiente potencia, pode atingir da terra a lua praticamente com o mesmo diâmetro de feixe luminoso. Dadas as características únicas do laser, tem-se a tendência de esquecer que se usa uma forma especial de luz, particularmente na cirurgia, onde o cirurgião não toca no tecido que secciona e as perdas de sangue são menores que na cirurgia tradicional.

Ações do laser:
Os lasers possibilitam operar tecidos sem contato mecânico, reduzindo a manipulação dos tecidos sadios vizinhos e também evitando a necessidade de retração de tecidos. Alem disso, o campo cirúrgico fica constantemente sob visão direta do cirurgião,  sem a interposição de outros instrumentos cirúrgicos. Entretanto, a principal vantagem do laser e a possibilidade de produzir incisões ou cortes muito precisos e limitadas, cuja extensão e profundidade podem ser previstas com segurança.


1-    Secção dos tecidos:
O laser de CO2 e o ideal para a secção delicada e precisa dos tecidos biológicos.
Comparadamente com as outras formas de instrumentos cirúrgicos destinados ao tratamento das hemorróidas, fissuras, fistulas e o HPV a secção realizada pelo laser e menor, mais homogênea ou regular quando observada ao microscópio eletrônico e com menos sangramento.

2-    Vaporização e remoção dos tecidos:
O laser de CO2 e o melhor para a remoção de tecidos, pela evaporação da água celular que se transforma rapidamente em fumaça. Ao contrario do bisturi tradicional, o laser remove tecidos, camadas por camadas em planos milimétricos sucessivos, que permitem um controle mais preciso, evitando a lesão inadvertida de tecidos sadios vizinhos.
3-    Ação analgésica:
O laser estimula a liberação no local onde esta atuando de endorfinas, substancia que tem uma ação analgésica local com diminuição da dor no pós-operatório de qualquer cirurgia que esteja envolvido.














Um comentário:

  1. Bom dia. Gostaria de saber se a cirurgia a laser de fissura anal está vinculada a algum convênio médico e qual. Obrigado. Daniel

    ResponderExcluir