Neste Blog, o Dr. Paulo Branco irá publicar matérias sobre as suas especialidades, além de responder duvidas e interagir com seus leitores e pacientes.

Fique sempre atualizado para saber das melhores e mais inovadoras técnicas para desenvolver seu bem estar e qualidade de vida.

Envie suas dúvidas e perguntas para: paulobrancoprocto@gmail.com



Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

domingo, 10 de agosto de 2014

Hemorroida: Dúvidas dos internautas, 2013.

Hemorroida, dúvidas enviadas pelos internautas para o proctologista, Dr. Paulo branco, ano de 2013.

Dúvidas: Nos envie a sua.
whatsApp: 995204135 / 987164052.

















Clinicas:

-Proctologista no bairro da Lapa, São Paulo:
Fones:
Fixo: 11-36728943
Móvel: 11-986663281





Mônica













- Proctologista no bairro da Vila Nove Conceição, São Paulo:
Fones:
Fixo: 11 – 3846-7973
Móvel:


Fatima





- Proctologista no centro de São Paulo, na Praça da Republica:
Fones:
Fixo: 11- 33317016








Homenagem: Mestre Pitanga Santos,
Não há capitulo da Medicina mais universalmente conhecido e ao mesmo tempo mais repleto de erros e preconceitos que das hemorroidas.


Comentário Inicial: Dr. Paulo Branco
Diante dos conhecimentos atuais e das tendências na realização de procedimentos cirúrgicos cada vez menos agressivos, solicitam que  a cirurgia clássica para as hemorroidas seja submetida a uma reavaliação, nos seus resultados, principalmente no seu pós-operatório.  Muita vezes me vi na situação de ter de usar varias técnicas cirúrgicas para o tratamento das  grandes hemorroidas, que provocam profundas alterações na anatomia local, transformando a cirurgia em uma verdadeira plástica anal. Duas conclusões eu tirei ao longo destes 28 anos tratando das doenças anorretais:
1-Tenho tratado os casos mais simples, hemorróidas iniciais com formulas e técnicas de tratamento mais simples, e procurar com a associação de técnicas e recursos técnicos transformar os casos mais complexos em mais simples possível.
2- Uma outra conclusão que tirei ao longo destes anos é que procuro me comunicar diariamente , se possível, com os meus pacientes, principalmente na primeira semana de pós-operatório. Essa interação tem representado um item a mais para que o paciente tenha um evolução mais confortável após a cirurgia.  

Vamos as dúvidas:
1- Olá doutor, fiz a ligadura elástica há 2 dias e continuo sentindo fortes pressões, ardências e picadas. Ao evacuar, o anel pulou e acompanhado de sangue. No momento estou com dor, o que devo fazer?
Resposta: Casos como o seu, eu faço uma revisão endoscópica nos locais de colocação do anel elástico, para estudar possíveis complicações locais. Em alguns casos, eu tive de colocar novos anéis elásticos, porque os primeiros estavam mau posicionados. Para evitar este tipo de complicação que representa um  insucesso do método, eu tenho colocado dois anéis elásticos, de modo que se um anel sai mais precocemente o segundo permanece, e lembrar que a ligadura elástica funciona como um procedimento cirúrgico, amputativo para os mamilos hemorroidários.  



2 anéis:




2-Bom dia doutor? Tenho 45 anos e tenho hemorroida interna a muitos anos, porém ultimamente vem incomodando no ato das evacuações, com sangramento. Estou usando pomadas, mas não está resolvendo quase nada. O que faço para parar este sangramento?
Resposta: O componente mais sintomático das hemorroidas são os internos e geralmente casos como o seu respondem bem ao tratamento conservador, feito através da ingestão  de 30gr de fibras diariamente, associado a 2l de água e medicamentos de uso local e oral. Para os casos que continuam a apresentar o sangramento, eu trato com a ligadura elástica e se não resolver com o laser.  As orientações nutricionais e comportamentais, são de grande importância para que você adquira hábitos e comportamentos compatíveis com uma vida saudável e passe a não mais apresentar sangramento. Sempre lembrar que os casos que não respondem ao tratamento clinico, feito com pomadas e medicamentos orais, fazer uma investigação endoscópica da mucosa anorretal, para afastar outras causas de sangramento como os pólipos.


Classificação: Hemorroidas Internas.


3-Caro doutor Paulo, boa tarde, por acaso, vi seu blog na net e como estou sofrendo de estenose anal por conta de uma cirurgia de hemorroidas que fiz no ano de 2000, gostaria de ter uma noção para o tratamento e gostaria de saber onde o senhor atende e se atende conveniados da Cassi?




Resposta: Não atendo e não realizo a cirurgia por plano de saúde. A estenose anal poderá acontecer, como complicação do tratamento cirúrgico das hemorroidas, principalmente das hemorroidas de quarto grau. A estenose anal geralmente decorre:
- O cirurgião retirou muito tecido;
- A cicatrização do pacientes é acima do normal.
Geralmente pelo exame clinico, eu faço a diferença entre estreitamento e estenose anal. O diagnostico diferencial tem grande importância para o tratamento, que será diferente para essas duas formas de complicação. São casos complexos que exigirá calma e uma boa estratégia de tratamento. 

4- Olá, gostaria de saber se o Dr. Paulo atende por algum convênio e qual seria. Tenho 36 anos, sou portadora da Síndrome de NASH, Tireoidite de Hashimoto. Gostaria de uma consulta sobre cirurgia de hemorroidas com laser. Grata, Gisele.
Resposta: Não atendo, mas será um prazer, discutirmos do diagnostico ao tratamento da doença hemorroidária.


5- PPH x Hemorroidectomia: Oi boa noite. Sou medico e portador de doença hemorroidária grau III / IV, recidivadas após técnica de PPH, realizada em 2010. Na ocasião evoluiu com muita dor no pós-operatório. Voltei a apresentar sangramento, dor as evacuações e tenesmo.  Após exame físico recidiva total do prolapso e dilatação dos mamilos internos e externos. Gostaria de saber se a hemorroidectomia convencional a laser pode ser aplicada nas recidivas, e qual a vantagem do laser quanto a dor , recidiva e complicações em relação a técnica tradicional sem laser. Agradeço a atenção e oportunidade do questionamento.
Resposta: O PPH não trata os plicomas, ou as pelinhas fora da abertura anal. Eu tenho retirado essas pelinhas com o laser, sob anestesia local. A técnica do grampeador foi proposta inicialmente para tratamento do prolapso da mucosa retal, portanto de mucosa, e não resolve os plicomas ou as pelinhas fora da abertura anal.




Não reduz os Plicomas:
Prefiro retirar com o laser:


6- PPH: Doutor realizei a cirurgia de grampeamento para tratar hemorroidas de quarto grau. Antes da cirurgia as pelinhas fora me incomodavam muito e permaneceram até hoje. Queria ser tratada na sua clinica para possível retirada destas peles com o laser, é possível?
Resposta: É possível. Para os  casos de hemorroida operados com o PPH e que o prolapso ou saída da hemorroida continua, eu tenho tratado com a ligadura elástica e as pelinhas que ficam fora, eu retiro com o  laser e sob anestesia local.

7- THD: Realizei essa cirurgia para tratamento de hemorroidas de quarto grau, porem continuo com as pelinhas fora do Ânus que me dificulta a higiene e não gosto do aspecto, essa pele forma uma cortina na entrada do ânus. Tem como resolver?
Resposta: Já operei casos que realmente o plicoma forma uma verdadeira cortina sobre a abertura anal. O resultado tem sido muito gratificante para os pacientes do ponto de vista estético e funcional. O grande problema do THD é que muitos pacientes, principalmente as mulheres, continuam com as pelinhas, e que muitas vezes o medico não valoriza a queixa dos pacientes, da sua dificuldade de higiene, coceira e estética. Eu retiro essas pelinhas com o laser, sob anestesia local. Quando opto pela Desarterilizacao guiada por Doppler, falo antes para o paciente que a pelinha ou plicoma poderá continuar, e da possibilidade de retirar com o laser.




Doppler + Desarterilizacao: 


8- Doutor operei de uma hemorroida de quarto grau há 6 meses, e no momento estou com uma fissura na abertura anal, que não cicatriza. O que posso fazer, o senhor já tratou de casos como o meu?
Resposta:  A fissura por você referida, chama-se residual, é consequente a um estreitamento da abertura anal decorrente da cirurgia anterior. Na minha experiência, eu obtive com a cirurgia os melhores  resultados de tratamento para casos como o seu. As orientações e conduta de tratamento no acompanhamento semanal, contribuem para o bom resultado final. Não desista e tenha paciência.




Fissura Residual:



9- Ficaria muito grato se poder responder a minha duvida. Tenho hemorroida de terceiro grau, que foi tratada com ligadura elástica, porem não funcionou. O meu medico quer repetir o procedimento. Queria a sua opinião?
Resposta: Os casos de hemorroida de terceiro grau, que eu tentei repassar os anéis elásticos, na maioria não obtive sucesso, mas vale apena tentar, por se tratar de um procedimento pouco agressivo e que poderá funcionar. As vezes na primeira colocação,  os anéis não ficaram bem posicionados e acabaram saindo. Um outro detalhe é que eu tenho colocado dois anéis em cada vaso hemorroidário, exatamente para evitar a sua expulsão.

10- Tenho hemorroida de segundo grau e uma fissura anal crônica. O meu medico falou que só irar fazer a cirurgia para a fissura anal crônica e com dieta adequada eu irei resolver a hemorroida. Ocorre que muitas vezes, eu tenho sangramento sem dor. O senhor não acha que as hemorroidas poderiam ser retiradas na hora da cirurgia?
Resposta: As hemorroidas de segundo grau, não são de tratamento cirúrgico. A fissura anal crônica, sim. Eu geralmente faço o tratamento da hemorroida através da ligadura elástica e a fissura crônica com o laser.
11- Boa tarde, estou com hemorroidas. Estou fazendo tratamento com pomadas e supositórios, mas não estou vendo melhora. Tem algumas veia dilatadas que não estão voltando ao normal. Estou preocupado com elas, principalmente por não está podendo realizar sexo anal. O que o Sr. Aconselha? Qual o procedimento para elimina-las?  Sou de Curitiba, podemos agendar uma consulta e se for necessário da para fazer o procedimento no mesmo dia?
Reposta: Eu precisaria examina-lo, para saber a melhor conduta que possa beneficia-lo. A relação anal não causa hemorroida, porem poderá inflama-las, ou mesmo traumatizar a mucosa do canal anal se a lubrificação e o lubrificante não forem adequados.


12- Tenho hemorroida de III, e as vezes de IV grau. Passei pelo proctologista há 5 dias, e o mesmo me deu encaminhamento para realizar a cirurgia. A ligadura elástica tem menos sofrimento na recuperação em relação a cirurgia a laser?
Resposta:  A hemorroida de grau IV sintomatica é de tratamento cirúrgico, que eu faço com o laser. E faço a ligadura elástica ou a Desarterilizacao com Doppler para as hemorroidas de terceiro grau que apresentam sangramento.  O proctologista tem de ter uma experiência com a técnica da ligadura elástica para as hemorroidas de grau III.


13- Ligadura Elástica: Dr. Paulo, Boa noite.
Sou o Carlos, tenho 21 anos e sou de Recife-Pe, e fiz o procedimento de ligadura elástica em 3 hemorroidas de 3 grau no dia 17/05/13 e até a data de hoje as hemorroidas não caíram. É normal esse prazo? Pode-se esperar um prazo? Pode-se esperar um resultado eficaz mesmo as ligas caindo antes? Será que preciso refazer o procedimento?
Resposta: O procedimento não foi eficaz para o seu caso. Se os anéis elásticos não forem bem colocados, caíram antes de haver necrose do vaso ou coxim hemorroidário. Para evitar este tipo de complicação, eu tenho colocado dois anéis elásticos em cada hemorroida, se o primeiro sair o segundo poderá ficar para garantir o bom resultado.

14- Gravidez: Olá gostaria de tirar uma dúvida, estou grávida de 9 meses e estou com o ânus doendo um pouco, já tive hemorroidas, no parto normal é verdade que as hemorroidas saem para fora e pioram? O que eu poderia fazer para evitar que meu problema se agrave?
Obrigado, aguardo resposta.....
Resposta: Durante a gravidez é difícil o tratamento, porque as hemorroidas dilatam mais por motivo hormonal e porque o útero aumentado determinará o aumento da pressão na cavidade abdominal o que dificulta o retorno do sangue das veias do reto, que abam ficando dilatadas. Mas a sua queixa esta mais para uma proctite, que é uma inflamação anal, que poderá ser tratada por medicamentos específicos. Mesmo para as hemorroidas com sangramento, eu mantive o  tratamento conservador, clinico, porem alguns casos eu atendi com trombose, cujo tratamento de inicio foi também clinico e para as gravidas que não melhoraram eu retirei o coagulo com o laser e sob anestesia local.

15- Dr. Paulo, o sr realiza cirurgia de hemorroidectomia ou anuplastia na sua clinica , como fazem alguns cirurgiões? Eu já fiz uma, mas vejo que o médico não retirou toda a hemorroida externa, e isto ainda me incomoda, e não quero ter que fazer internação em hospital. Moro em Campinas e iria até SP, tratar na sua clinica.
Grato.
Resposta: A clinica esta equipada para tratar qualquer tipo de hemorroida.  A anuplastia é um procedimento complexo, que poderá ser feita na clinica, e nunca em consultório.

16- Depois de um dia de trabalho, ao chegar em casa e tomar banho, senti uma pequena bolinha endurecida e dolorida, o que poderá ser?
Resposta: O que você refere é uma trombose hemorroidária, isto é o sangue coagulou dentro do vaso hemorroidário. A bolinha endurecida e dolorida que é por você tocada é o coagulo em baixo da pele. Esse coagulo poderá ter três caminhos:
1- Ser absorvido pelo seu organismo;
2- Ser expulso através da pele que o recobre
3- O cirurgião deverá retira-lo
A conduta deverá ser aquela com a qual o proctologista tenha mais experiência. No inicio o organismo reage a presença do coagulo com um forte edema que causará dor ao menor toque com o coagulo. Esse edema geralmente melhora com antiinflamatorio, e o momento da cirurgia será decidido pela experiência do cirurgião.

Trombose hemoroidaria:



17- Fui diagnosticada com hemorroida mista, externa e interna, foi indicado tratamento cirúrgico, porém não me foi explicada a forma como este procedimento pode ser feito. É possível fazer tal cirurgia a laser? Qual o melhor método cirúrgico, em sua opinião, neste caso? E o tempo de recuperação?
Resposta:  hemorroida mista é de tratamento cirúrgico. O que eu tenho feito para diminuir a agressão cirúrgica e tornar o pós-operatório melhor, é tratar a hemorroida interna com a ligadura elástica e a externa, retirar com o laser, sob anestesia local, em técnica chamada hemorroidectomia hibrida.

18- Fiz cirurgia de hemorroida dia 04/09/2013 e ainda não fui ao banheiro. Estou comendo bastante fibras e tomando chás e água, mas percebo que a minha barriga está crescendo ou inchando. Meu médico não passou nenhuma pomada, ele só me disse que era para eu colocar um supositório a cada 2 dias se não tivesse ido ao banheiro. O que o Dr acha? Muito obrigado.
Resposta: Os meus pacientes eu já prescrevo para o pós-operatório imediato uma alimentação com 30% de fibras e prefiro medica-los com laxantes que lubrificam a mucosa anorretal. Os supositórios são difíceis de serem colocados pela dor e desconforto referido pelos pacientes.

19- Gostaria de saber onde posso marcar uma consulta para meu pai, pois ele precisa urgentemente operar das hemorroidas que já foram diagnosticas em estagio avançado. Tem 70 anos, toma remédio para a pressão , mas os exames recentes, inclusive o eletro e estavam normais.
Resposta: Os pacientes nesta idade, geralmente apresentam hemorroidas de quarto grau, com um grande prolapso, e se sentem profundamente incomodados pela dor, coceira e sangramento local. A cirurgia é a melhor forma de tratamento e geralmente apresenta bom resultado.

20- Doutor, costumo ler os artigos dos seus blogs, e parabéns pela iniciativa. Tenho sangramento por hemorroidas de segundo grau e também foi diagnosticada uma papila aumentada que chega a sair pelo ânus. O medico indicou a cirurgia convencional  para a retirada das hemorroidas e da papila. Queria saber se o laser estaria indicado para o meu caso?
Resposta: A hemorroida de segundo grau eu prefiro tratar com a ligadura elástica e a papila eu retiro com o laser, sob anestesia local. A regra que eu procuro seguir para os procedimentos proctologicos, será sempre do menos para o mais agressivo.

21- Estou com um problema: Fiz cirurgia de hemorroida no dia 14 de julho e a recuperação estava indo tudo bem, mas a cicatrização foi muito intensa, logo o ânus ficou com um orifício bem menor do que antigamente.
Com isso estou sofrendo muito pra defecar e toda semana vou ao medico, que realiza um procedimento muito dolorido, pois o mesmo da anestesia local e quebra as cicatrizes formadas no ânus! Por favor me ajude com os seus conhecimentos  e experiência, pois estou com medo de ter que fazer outra cirurgia!
Grata.
Resposta: Os casos de estreitamento anal por cicatriz, que é o seu caso, eu não obtive bons resultados com  o tratamento por dilatação como o que está sendo feito em você. Eu prefiro o tratamento cirúrgico que apresenta melhor resultado. Eu faço o inverso, trato o estreitamento cicatricial com a cirurgia e no retorno a clinica, mantenho a nova abertura anal com dilatações suaves. O médico deverá ser incisivo para que o paciente não abandone o tratamento, o que ocorre com grande frequência. Não desista, não perca a motivação e acredite que dará certo.

22- Gostaria  de saber se todas as cirurgias de hemorroida são doloridas, com muita intensidade!! Se for, o que fazer para suporta-la?
Resposta: Um médico proctologista, experiente ou não, que fale para o seu paciente que existe cirurgia anal indolor, está mentindo. O que existe na pratica, é a utilização de tecnologia, técnicas e recursos de técnicas cirúrgicas associadas a um pós-operatório bem e mal feito, principalmente em cirurgia proctologica, que influenciaram no resultado final do procedimento cirúrgico. Muitos casos de hemorroida de grau avançado, eu costumo usar pelo menos entre 2 a 4 técnicas cirúrgicas  para obter o melhor resultado possível. Na fissura anal crônica, há uma grande tendência em não se manipular a região da fissura, o que poderá causar mais dor no pós-operatório, em fim são esses cuidados intra-operatórios  que poderão fazer uma grande diferença.

23- Realizei a ligadura elástica há 3 meses atrás para tratamento de hemorroida interna de 3 grau. Fui ao banheiro e fazer a higiene, percebi a hemorroida que coloquei para dentro novamente. Na sua experiência, o que devo fazer, tentar nova ligadura?
Resposta: O medico tem de ter uma experiência para realizar a ligadura elástica para as hemorroidas de terceiro grau. Quando eu realizo, reduzo a hemorroida para dentro do reto e neste local faço a ligadura. Se não houver uma precisão e equipamento adequado, poderá acontecer do anel soltar precocemente. Casos como o seu eu tenho colocado dois anéis elástico, porque se o primeiro anel sair, o segundo garantirá o tratamento. 

24- Estou com hemorroida trombosada depois de ter diarreia por 7 dias, já passei pomada de tudo que é tipo, mas não estou mais aguentando isso, tive uma gastroenterite e estou gravida de 7 meses.
Resposta: O tratamento clinico deverá ser a forma inicial de abordagem. Se não resolver a retirada cirúrgica do trombo será indicada. É um procedimento relativamente simples, e poderá ser feito sob anestesia local. O medico deverá retirar o coagulo e fazer a menor cirurgia possível.  

25- Olá doutor, meu marido operou de hemorroida há 60 dias ( ferida aberta) e até hoje quando ele vai ao banheiro evacuar, sangra bastante, sangue vivo. Gostaria de saber se é normal! Obrigada....
Resposta: As feridas cirúrgicas resultante da retirada das hemorroidas, principalmente as de quarto grau, poderão demorar para cicatrizar, e pomadas de manipulação com elevado poder de cicatrização, deveram ser prescritas. Muitas vezes eu presenciei que os tecidos profundos cicatrizaram, mas a pele demora não envolver estes tecidos, então deveram ser utilizadas pomadas que contenham substancias que estimulem a multiplicação das células da pele, para encobrir os tecidos profundos, geralmente de cor avermelhada. Eu também procuro observar se não tem uma pequena fissura, chamada de residual, que geralmente deverá ser tratada pela cirurgia. Na minha experiência essa fissura quase sempre estava associada a um certo grau de estreitamento da abertura anal, causado pela cirurgia anterior, e a hipertonia ou contração aumentada do músculo formador do esfíncter interno do ânus Então, se esse estreitamento não for retirado, e a pressão do músculo não for diminuída, a fissura não irá cicatrizar. Esses procedimentos eu prefiro fazer com o laser e sob anestesia local e sedação. 



26- Olá boa noite. Gostaria de saber se vocês aceitam o plano medico Golden Cross, e se não qual o valor da consulta.
Além disso já gostaria de adiantar que tenho uma trombose hemorroidária já diagnosticada e gostaria de retirar com o laser, porque dentro de um mês eu vou ter a minha lua de mel, e quanto antes eu resolver, melhor.
Resposta: Acho que será melhor você primeiro resolver a trombose, e depois ir para a lua de mel, você ficará mais tranquilo. O procedimento será feito com laser e sob anestesia local, e você não precisará ficar internado. Eu não trabalho com plano de saúde.


27- Olá doutor!!!
Hoje fui tomar banho e repetir que estou com uma bolinha dura um pouco, para dentro do ânus, não dói mas estou preocupado.
Poderá ser uma câncer?
Resposta: Geralmente essas bolinhas endurecidas são tromboses, isto é o sangue coagulou dentro do vaso hemorroidário. Casos como o seu, eu prefiro fazer uma analise clinico-endoscópica na clinica para uma confirmação diagnostica e tratamento adequado.

28- Boa noite, Fiz 2 procedimentos com o dr Paulo Branco ano passado e estou precisando retornar para nova laqueadura / ligadura elástica de hemorroidas ( de outra que apareceu este ano). Há atendimento aos sábados nos consultórios ? Moro em itu, no interior, e por isso a preocupação qto a horários. Obrigado.
Resposta: Não abrimos aos sábados. Ligue para a minha secretaria, para combinar data e horário



8 comentários:

  1. Fui diagnosticada com hemorroidas externas grau III,não tinha nehum sangramento, mas na hora de evacuar sentia muita dor, pois as fezes estavam muito secas, por passar uns 4 dias sem evacuar, então o meu ânus ficava muito inchado, aí sentia dores. Fiz a cirurgia de hemorróidas com grampeador, ja faz 15 dias, aunda sinto muita dor na hora de evacuar e o meu ânus ta inchado como se a hemorroida que foi grampeada tivesse querenso sair pra fora. A médica disse que deu um edema e que é normal, logo vai desinchar. Estou com medo que essa cirurgia tenha sido em vão e a hemorroida volte. O que o senhor acha doutor?

    ResponderExcluir
  2. Fui diagnosticada com hemorroidas externas grau III,não tinha nehum sangramento, mas na hora de evacuar sentia muita dor, pois as fezes estavam muito secas, por passar uns 4 dias sem evacuar, então o meu ânus ficava muito inchado, aí sentia dores. Fiz a cirurgia de hemorróidas com grampeador, ja faz 15 dias, aunda sinto muita dor na hora de evacuar e o meu ânus ta inchado como se a hemorroida que foi grampeada tivesse querenso sair pra fora. A médica disse que deu um edema e que é normal, logo vai desinchar. Estou com medo que essa cirurgia tenha sido em vão e a hemorroida volte. O que o senhor acha doutor?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Sofro de hemorróidas a bastante tempo, antes sangrava muito na evacuação, hoje não sangra mais. . mas aparece um nódulo depois da evacuação, que some com 3 dias.. Tenho dificuldade na hora da evacuação.. E passo vários dias sem defecar. Qual o tratamento doutor? Agradeço a resposta

    ResponderExcluir
  5. Fiz a cirurgia para retirar as hemorróidas externas. Retirei as 3 maiores veias.
    Gostaria de saber se há risco de voltar a ter por alguma dilatação de outras veias menores na região.

    ResponderExcluir
  6. Boa Noite Dr. Fiz cirurgia de Pph a uns 6 meses. Gostaria de saber se após essa cirurgia eu posso ter relação anal? O meu médico falou q geralmente após um ano, porém outros disseram q não posso mais ter relação anal. Me tire esta dúvida. Por favor. Boa Noite e Abs.

    ResponderExcluir
  7. boa noite Dr. é possivel usar o método THD em homens que tem hemorróida nivel 2 ??? o meu é hemorroida nível 2, eh possivel tirar com o THD ???

    ResponderExcluir
  8. Olá Dr. Fiz a ligadura elástica a 2 dias, tenho hemorróidas internas de 2 grau, e ao evacuar notei o prolapso da hemorróida, eu já tinha esse prolapso antes de fazer a ligadura.
    Isso é normal? Ou indica uma falha no procedimento?

    ResponderExcluir