Neste Blog, o Dr. Paulo Branco irá publicar matérias sobre as suas especialidades, além de responder duvidas e interagir com seus leitores e pacientes.

Fique sempre atualizado para saber das melhores e mais inovadoras técnicas para desenvolver seu bem estar e qualidade de vida.

Envie suas dúvidas e perguntas para: paulobrancoprocto@gmail.com



Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Fistula anal: Duvidas dos Internautas em 2013.

Fistula anal, duvidas enviadas para o proctologista, Dr. Paulo Branco, 2013.
 Dúvidas: Nos envie a sua.
whasApp: 995204135 / 987164052

Consulta Interativa:



Clinicas:
- Proctologista no bairro da Lapa, São Paulo:
Fones:
Fixo: 11- 36728943
Móvel: 11-986663281















- Proctologista no bairro da Vila Nova Conceição, São Paulo:
Fones:
Fixo:
Móvel:

Fatima







- Proctologista no Centro de São Paulo, na Praça da Republica:
Fone: 11 - 33317016






Móvel: Dúvidas sobre as Fístulas perianais?
Comentário: Do ponto de vista pratico, o que você precisa saber é que a fistula é uma infecção que começa em uma glândula infectada pelas fezes na parte interna da abertura anal. Então essa glândula, que formará o orifício interno da fístula, precisará ser retirada pelo cirurgião, se não for a fistula se formará novamente, e esta é a principal causa do insucesso da cirurgia para retirada da fistula que eu tenho observado nos casos que eu reoperei na minha clinica. A outra cirurgia que eu mas realizei, foi para a retirada de próteses e fios usados para tratamento das fistulas. Então, raciocine comigo: o inimigo de qualquer prótese é a infecção, como a fístula é uma infecção, não dará certo, é tempo perdido para uma doença que continuará evoluindo agora juntamente com a prótese.

1-Fio guia x fistula: Estou sofrendo com uma fistula há 3 anos. Sou de Salvador e a minha medica vem tratando com antibióticos e mais recentemente me propôs colocar um fio para tratamento, já que a cirurgia convencional tem risco de incontinência anal. Doutor não aguento mais. Preciso resolver esta situação o mais rápido possível. Dependendo da sua resposta, pretendo tratar em SP, o que a minha medica esta de acordo. O senhor acha que a  cirurgia com laser, trata esta fistula, é possível?
Resposta: O principal motivo do fio como forma de tratamento da fistula, é o receio da sua proctologista  em lesar o musculo esfíncter anal durante a cirurgia,
com o risco de incontinência anal. Eu não indico esta forma de tratamento para os meus pacientes. Eu já retirei fistulas tratadas com o fio, estes pacientes são submetidos a uma grande angustia, porque continuam sintomáticos, com todos os sintomas da fistula que tinham antes da colocação do fio.  Eu retirei a fistula, juntamente com o fio, com o laser o que determinou a cura da doença.


2-Plug x fístula: Tive 03 abcessos drenados cirurgicamente que gerou uma fistula de trajeto único, operei e coloquei o Plug este não funcionou e há quatro meses estou com a fístula ativa, saindo secreção e inflamada....qual a possibilidade desta cirurgia a laser resolver o problema definitivamente.
Resposta: Essas próteses, plug e fios como forma de tratamento para as fístulas, acho que não funcionam. Eu prefiro retira-las com o laser, sob anestesia local e sedação, o que determinará a cura definitiva da fístula.  

3-Fui atendido por uma medica proctologista que me fez o diagnostico de fístula anal pela anuscopia. Ela me encaminhou para o cirurgião, mas fiquei preocupado com o risco da cirurgia que é a incontinência anal, queria a sua opinião?
Resposta: As fístulas, são formadas por um trajeto que poderá passar através do músculo formador do esfíncter anal, e para estes casos a cirurgia poderá causar a incontinência. A experiência do cirurgião será de grande importância para a retirada das fístulas trans-esfincterianas. Poderá haver a necessecida de seccionar o musculo, mas irá aproximar os seus bordos com um fio, que deverá ser seccionado posteriormente. Não tive nenhum caso de incontinência severa, após a retirada da fístula com o laser.

4-Moro em SC e tenho uma fístula interesfincteriana, segundo exame radiológico. Gostaria de saber  a sua experiência neste tipo de fístula na cirurgia a laser?
Resposta: A incontinência anal tem uma incidência maior na retirada das fístulas Interesfincterianas. Operei vários casos deste tipo de fistula com o laser e não tive caso de incontinência severa. 

5-Boa noite, operei de uma fístula anal, porém agora tenho outra, na qual no processo inflamatório tive uma drenagem espontânea devido os antibióticos pela vagina, estou com medo da cirurgia porque não se sabe exatamente o lugar, parece estar atrás do colo do útero, meu proctologista vai ainda falar com um ginecologista para ver uma solução. O senhor acha que poderá haver outra solução sem a cirúrgica?
Resposta:  A solução é cirúrgica, mas casos como o seu eu sempre prefiro estudar a região através de uma Ressonância magnética pélvica, para depois realizar a cirurgia. Poderá haver uma fistula reto-vagina

6- Fístula e tratada com fio: Boa tarde Dr. Paulo! Gostaria de ir até o seu consultório, mas moro em Campo Grande MT, então preciso ter certeza que o Dr. Pode solucionar meu problema. Tive um abcesso perianal, foi realizada uma drenagem em maio deste ano, em 20/08 fiz uma fistulectomia em um tempo  e em 13/09 a fistulectomia em dois tempos. Segundo a Dra, a fístula é de difícil tratamento, pois é do tipo isquiorretal e é bem grande. Na fistulectomia em dois tempos tive rejeição ao seton, que caiu no 5 dia. Tive um quadro de bacteremia e tive de ficar internada por uma semana. Segundo a minha médica, terei que passar novamente por mais uma cirurgia de fistulectomia, mas é preciso aguardar por 6meses. Gostaria de saber se o procedimento a laser é indicado para o meu caso?
Resposta: Eu não indico e nem uso o seton para tratamento da fístula. A cirurgia para tratamento da fístula eu sempre faço em um tempo e todo o trajeto da fístula deverá ser retirado, pois a principal causa do insucesso da cirurgia da fístula é a sua retirada parcial. Esperar 6 meses, drenando secreção e com dor local ninguém consegue. Já operei casos que eu retirei o seton juntamente com a fistula.

7- Dr. Boa noite
Parabéns pelo blog e interação com os pacientes
Há mais de um mês e meio identifiquei um caroço próximo ao ânus. Procurei um proctologista que, a princípio
apenas achou que poderia ser uma fístula. Me receitou um antibiótico e uma pomada. O caroço estourou, entretanto, não ficou bom, o que o fez receitar o antibiótico mas associado a um antiinflamatório, mas o caroço não sarou. Não sai sangue e nem pus, apenas arde muito. Procurei um outro medico que solicitou um exame radiológico que detectou uma fístula transesfincteriana. O médico me falou que a única forma de tratamento definitivo é a cirurgia, com possibilidade de lesão do esfíncter. Queria muito fazer a cirurgia na sua clinica, como faço a marcação.
Resposta: No tipo de fistula por você descrita, existe o risco de lesão do esfíncter e incontinência. O tratamento é cirúrgico e o medico com experiência, utilizará da técnica e recursos técnicos que o livraram da incontinência anal. Eu tenho realizado esta cirurgia com o laser, porem neste tipo de fistula, eu torno a frisar, que além da tecnologia, o médico deverá saber o que fazer, se lesar o esfíncter. Já enfrentei esta situação.  

8- Bom dia Dr. Paulo! Meu namorado esta com uma Fístula perianal complexa, e nosso medo é haver um comprometimento do esfíncter, fora o fato dos outros procedimentos serem muito agressivos. Moramos em Salvador – Bahia, mas temos interesse em realizar a cirurgia da fístula com o laser de CO2 contigo, e também queria saber sobre custos?
Resposta: Esse paciente veio da sua cidade e eu realizei a cirurgia. Se tratava realmente de uma fístula complexa com dois trajetos fistulosos e três orifícios. A cirurgia foi realizada com o laser, sob anestesia local e sedação. O paciente teve boa evolução no pós-operatório. Eu fechei parcialmente a ferida cirúrgica, e como de costume, deixei somente a pele aberta para uma drenagem local e mediquei com antibióticos, antiinflamatório e pomada para uso local. O paciente recebeu um guia com orientações comportamentais e nutricionais para o seu pós-operatório. 

9- Olha Dr. Paulo, minha irmã esta com um abcesso retal. Tudo começou quando realizou uma cirurgia de hemorroida em maio, desde então começaram os problemas. Ela já fez duas drenagens, em junho e junho. Mas ainda permanece com o problema, dor e sangramento. Doutor  o que poderá ser feito?
Resposta:  A sua irmã poderá esta com um abscesso perianal, que é uma complicação da cirurgia da hemorroida. Eu prefiro estudar bem a região através de uma Ressonância Magnética, para depois realizar um tratamento mais adequado. Muitas vezes poderá ser um abscesso que se forma atrás ou entre os músculos esfincterianos que precisará de uma limpeza cirúrgica local, antes que se transforme em uma fístula.  

10- Palmeira DÓ este-SP.
Olá Boa Tarde, fui diagnosticado por dois médicos com fístula perianal superficial. Na região onde moro ainda não tem o procedimento a laser. Gostaria de saber doutor, se corro o risco de incontinência anal neste tipo de fistula?
Resposta: Independente do tipo de fístula, o preparo do cirurgião será o principal fator de prevenção da lesão do esfíncter. As fístulas superficiais poderão ser palpadas abaixo da pele, como o cordão endurecido, de consistência fibrosa, o que a torna mais fácil de ser retirada, quando comparadas as fístulas mais profundas. Eu desenvolvi um guia metálico que identifica com facilidade todos os componentes da fístula e principalmente o orifício interno, que pela sua profundidade e relação de proximidade com o musculo formador do esfíncter anal, se torna a grande dificuldade para o cirurgião. Se esse orifício interno permanecer, as fezes entram e a fístula está formada novamente.

11- Boa tarde Dr. Paulo Branco, tudo bem? Tenho uma fístula perianal diagnosticada em novembro de 2012. Pois bem, passaram-se quase 12 meses e este problema ainda me incomoda muito. Vivo com mal cheiro, não consigo trabalhar direito por causa da dor e do odor que fica. Queria muito realizar a cirurgia o mais rápido possível, pois sinto que esta infecção está afetando meu corpo e já afetou demais a minha vida, muito obrigado e se poder me responder ficarei muito agradecido?
Resposta: É muito tempo de sofrimento para uma doença que poderá ser curada pela cirurgia. Se você quiser tratar conosco, entre em contato com a clinica.

12- Bom dia, meu nome e Patrick, tenho 21 anos e resido atualmente no Rj. Recentemente ao realizar uma ressonância da pélvis fui diagnosticado com uma Fístula anal sob fundo cego e localizada as 12hs. Estou desesperado com a hipótese de não melhorar, peço a orientação do eminente doutor sob que opção devo tomar, mas lendo seus artigos na Net, acho que prefiro retirar a fistula com o laser, qual a sua opinião?
Resposta: As fístulas como a sua, muitas vezes são de difícil acesso para o cirurgião. O seu caso é um abscesso, uma coleção e não tem um trajeto bem delineado para ser retirado, razão pela qual o tratamento conservador acompanhado pela ressonância será a primeira opção. Se não resolver a cirurgia poderá ser indicada.

13- Tenho fistula anal e apareceu agora na região do anus, uma coceira intensa e em algum ponto fica uma pequena dor.  O senhor opera a fistula com o laser e a hemorroida também.
Resposta: Geralmente a coceira é referida pelos pacientes, próxima ao orifício externo de drenagem da fístula, principalmente quando há drenagem de secreções. A retirada da fístula resolverá a coceira por você referida. A hemorroida também poderá causar a irritação da pele, pela drenagem de muco sobre a pele perianal. A retirada da fístula eu faço com o laser e a hemorroida eu trato com pomada local ou pela ligadura elástica.

14- Boa noite Dr. Paulo.
Estava procurando mais informações sobre a fistula anal. Meu nome é Tatiane, tenho 25 anos, em 2006, apareceu um abscesso onde foi drenado, ficando orifício aberto e saindo secreção, sangue e pus, foi quando realizei a primeira etapa da cirurgia, fiquei por 6 meses com o ponto e não tive problemas, retornei para retirada e consegui ficar bem por um tempo, depois voltou a dor e a vazar novamente pus e sangue, realizei o exame para verificar se estava com a doença de Crohn e graças a Deus, não tenho. Mais o ano passado, fez uma grande bola de sangue externa e estourou. Voltei ao médico e me deu antibiótico. Gostaria de informações e se possível o contato para agendarmos uma consulta. Estou muito preocupada, sou muito nova. Desde já agradeço.
Atenciosamente.
Resposta: Você tem uma fístula que necessita ser tratada, e a forma de tratamento definitiva é a retirada de toda a fistula para que você se livre desta afecção de uma vez. Abandone esse ponto que não funcionou e realize a cirurgia.

15- Bom dia doutor, por favor me tire uma duvida. Eu fiz em maio uma cirurgia para drenagem de um abscesso perianal. Já se passaram quatro meses, só que até agora continua vazando um pouco, saindo secreção será que virou uma fístula, gostaria de saber onde fica a clinica do senhor?
Resposta: Você seguramente tem uma fístula que eu retiro com o laser e sob anestesia local.

16- Olá Dr. Paulo, sou da cidade de Marilia SP, foi me diagnosticado que estou com fístula anal. Gostaria de me consultar com o senhor.
Resposta: Você poderá entrar em contato com a clinica.  Discutiremos no PC, com ilustrações, a origem das fístulas perianais e as formas de tratamento para o seu caso.

17- Boa noite, meu esposo fez uma cirurgia de fístula e no momento da alta, o médico nos informou que era profunda, que deixou uns fios para tentar evitar uma nova cirurgia. Explicou que no consultório amarraria uns fios, soltaria outros, enfim......Ele já retornou ao médico com quinze e 21 dias após a cirurgia, mas os fios ainda não caíram. O próximo retorno ao médico será 48 dias após a cirurgia e o médico disse que ainda tem dois fios para amarrar. Nossa dúvida são:
-     Esses fios podem cair sozinhos mesmo?
-     Isso evitaria nova cirurgia?
-     Essa cirurgia seria agora?
-     É possível retornar ao trabalho      ainda como os fios?
-     Resposta: Sinceramente, eu não tenho a menor noção da forma de tratamento que foi feito no seu caso, mas uma coisa é certa, não faço esta forma de tratamento que usam fios. Sou imediatista quanto ao resultado do tratamento para as fístulas perianais. Retiro toda a fístula com técnica e tecnologia apropriada e ponto final.

18- Tenho uma fistula anal, que geralmente drena uma secreção amarelada por um pequeno orifício próximo ao ânus. Meu proctologista propôs tratar colocando uma prótese. O senhor tem experiência com essa técnica?
Resposta: Tenho sim. Já retirei varias fistulas com a prótese junta. A prótese além de não resolver, estava infectada e drenando secreção. Não indico, não faço essa forma de tratamento para as fístulas perianais.

19- Fui operado há dois anos atrás de fistula perianal, mas o fato é que não parou de drenar secreção ao longo desse tempo. Na sua experiência o que poderá ter acontecido e qual o melhor tratamento?
Resposta: A principal causa do insucesso, é a retirada parcial da fístula, e possivelmente é o que aconteceu com a cirurgia realizada no seu caso. Uma nova cirurgia deverá ser realizada  e a estratégia que eu gosto de fazer para uma reoperação como a sua, será primeiro identificar a fístula residual pela ressonância magnética, para depois retira-la cirurgicamente.   

20- Estava lendo o seu blog e fiquei muito curioso a respeito do seu tratamento com guia para retirada de fístula anal. Já fiz uma cirurgia para retirada de fístula, porém anos depois um outro orifício se formou após um abcesso perianal. Fui ao proctologista e o mesmo me disse que esse caso é de uma fístula complexa e que uma cirurgia poderia resultar em incontinência anal. Por conta isso resolvi não fazer a cirurgia, mas  gostaria muito de ficar sem esse problema. Moro em Belém do Pará e gostaria de saber se é possível realizar esta cirurgia na sua clinica?
Resposta: Obrigado pelo e-mail, eu também sou paraense. Esse guia por você referido, facilitou em muito a cirurgia das fistulas perianais, sejam elas simples ou complexas. Não tive casos de incontinência anal. O fato da fístula ser classificada como complexa, nem sempre aumenta o risco de incontinência anal. Acho que você poderá realizar a cirurgia com tranquilidade.

21- Dr. Boa noite, tenho uma fístula e estou fazendo exames, provavelmente para cirurgia. Estou com muito medo, qual seria a melhor cirurgia a fazer para fistula e vou precisar ficar internado por quantos dias?
Ficarei muito grato se poder me responder!
Resposta: Eu faço a cirurgia sob anestesia local, e portanto você não precisará ficar internado. A melhor técnica será aquela que o seu cirurgião tenha experiência.

22- Boa noite Dr. Paulo, meu nome é Valmir sou da Bahia, tenho fístula já fiz uma cirurgia, mais ela voltou. Quero saber sobre a cirurgia a laser pois não tenho coragem de fazer a cirurgia novamente.
Resposta: Entenda que Somente uma nova cirurgia poderá deixa-lo curado da fístula residual, assim definida  por resultar de uma retirada incompleta da fístula na primeira cirurgia. O incompleta é porque foram retirados o orifício externo, uma parte do trajeto e ficaram a metade do trajeto e o orifício interno, que é por onde a fístula começa.

23- Bom dia Dr. , estou com uma fístula anal e gostaria de saber quanto custa o tratamento a laser e onde o Sr. faz a cirurgia.
Moro em Curitiba – PR.
Fui atendido por uma proctologista que fez aquele exame do reto e nenhum outro tipo de exame, como ela não faz cirurgia pelo meu plano de saúde, me encaminhou para outro médico. Estou preocupado pelo risco de incontinência dessa cirurgia como o senhor fala, pela retirada parcial da fístula. Um abraço e obrigado pela atenção e aguardo pela sua resposta.
Resposta: Os seus medos são compreensivos, mas uma técnica cirúrgica apurada torna as chances muito pequenas das referidas complicações. Você poderá ligar na minha clinica em SP para que eu possa confirmar o diagnostico da fístula e poder trata-lo com o laser.

24- Boa tarde. Dr. Paulo peguei o e-mail no seu site e me veio em hora certa. Estou com uma fistula anal desde dezembro e o meu medico me pediu uma fistulografia. O senhor faz na sua clinica?
Resposta: Eu não solicito mais este exame, e faz tempo. Hoje só pelo exame clinico, eu confirmo o diagnostico e se necessário tenho um guia metálico que confirmará a presença do trajeto fistuloso para as superficiais. As fístulas de diagnostico mais difícil, eu solicito a Ressonância magnética ou ultrassonografia endoanal. Mas volto a afirmar que na maioria dos casos somente pelo exame clinico, inspeção e palpação eu confirmo o diagnostico.

25- Fistula x Borrachinha: Fui operada de fistula anal ha 4 meses. O meu medico deixou uma borrachinha, que ele chamou de prótese e me falou para ter paciência que a fistula fecharia. O senhor tem experiência com este método?
Resposta: Não faço, não indico e não gosto. A fístula é uma doença curada pela sua retirada completa através da  cirurgia, e ponto final.  

26- Eu moro em Santarém/Pará, fui submetido a um procedimento, drenagem de substancia purulenta, que o médico me disse que seria um abscesso perianal. Ocorre que depois de 30 a 40 dias os abscesso voltaram em menor intensidade, mas continuam incomodando, a cicatriz onde foi aberto para a drenagem ainda não fechou e de vez em quando ocorre a saída de uma secreção, o que o senhor me aconselharia fazer, já que eu faço a palpação e sinto que tem alguma coisa ainda dentro da região onde eles se formaram.
Resposta: O que você refere palpar é o trajeto fistuloso, e portanto a fístula. A secreção drena pelo orifício externo da fístula. A cirurgia deverá ser realizada para que você fique curado de vez da fístula.

27- Nunca fui ao proctologista mas pelos sintomas e pelo que pesquisei...É só ir no banheiro evacuar que um tempinho depois começa a doer ao redor do ânus, então pego um espelho e olhando vejo que tem uma bola inchada, então pressiono e sai um tipo de pus com fezes e sangue as vezes .... aí para de doer tanto....Só que as vezes parece que fecha essa bolinha e começa a doer muito, fica muito inchada, aí entro em desespero e furo com uma agulha que desinfeto, aí sai um monte de pus com sangue.....e a dor diminui. Faz tempo que isso acontece, só que estou com vergonha de ir no médico porque não sou homossexual e não gostaria que as pessoas soubessem que tenho isso, porque ficariam falando que é coisa de gay....
Resposta:
Primeiro: abandone a sua forma de tratamento com a agulhinha, que só contribui para piorar as coisas.
Segundo: A opção sexual, não é a causa da sua doença.
Terceiro: Me parece que a sua historia e achado clinico são de uma fístula perianal.
Quarto: A sua doença deverá ser curada por um cirurgião proctologista.
Quinto: A sua saúde é o que interessa e não o que as pessoas pensam.

28- Fiz uma operação de Fístula anal: O médico disse que havia tirado tudo e que a mesma não era tão funda. A fistula foi retirada através de dois cortes pequenos. Já faz 1 mês e 15 dias que operei e ainda continua saindo muito pus! A 5 dias atrás na verdade eu fui ao medico e ele viu que estava formando tipo como capsulas de pus e ele apertou e retirou todas. Depois disso eu venho apertando para não formar mais e estou me sentindo melhor! Gostaria de saber por quanto isso demora e se é normal todo esse tempo para parar de sair pus! Falando com outro medico no hospital ele disse que pode ter mais ainda, e o medico que me operou falou que foi um sucesso! O senhor poderia me explicar, dentro da sua experiência, o que está acontecendo?
Resposta: Você tem uma fistula, pare de apertar que não resolve nada. Não deixe esta historia se prolongar mais. Faça uma Ressonância magnética para identificar o trajeto fistuloso e uma cirurgia para retirada e cura.

29- Fístula & Fio de SETON: Em dezembro de 2010 tive um abscesso perianal que me levou a uma cirurgia, pois sentia muita dor, então  foi feita uma fistulectomia e o Dr. Deixou um fio de SETON que foi retirado após uns 30 dias. Hoje 3 anos depois continuo com a fístula, pois ela nunca fechou. Vive inflamada e sai sangue e pus. As vezes dói muito. Dr eu preciso resolver este problema na minha vida e já li relatos seus, no qual o senhor retirou a fístula com o fio juntos com o laser, seria possível no meu caso?
Grato e esperançoso:
Resposta: É verdade, eu já retirei vários trajetos fistulosos juntamente com o fio.
O fio não resolveu, e ainda manteve a fístula infectada. Agora chegou a hora de fazer a retirada cirúrgica de toda a fístula e ficar curado.

30- Boa Noite,
Dr. Paulo, gostaria de saber se o Sr ainda está operando nesta clinica, sou do Rio de janeiro – Búzios, tenho este problema de fístula perianal e através do seu blog vi que o Sr é especialista no caso. A minha fístula é simples, segundo diagnostico em uma clinica local.
Desde já grato pela atenção, e espero que eu possa tratar com o senhor,
Att
F.Melo,

Resposta: As fístulas simples, são superficiais, formadas por um único trajeto e mais fáceis de serem operadas. Veja o endereço da clinica no site.

31-Fistula & plicoma: Fiz uma fistulectomia há 2 meses, quando foi removido um plicoma que estava próximo ao trajeto fistuloso. Hoje pela manhã, examinando o meu ânus, qual não foi a minha decepção ao observar o surgimento de outro pequeno plicoma, próximo à cicatriz da cirurgia. Gostaria de saber, qual a forma mais simples de retirar o plicoma?
Resposta: Eu faço com anestesia local e  laser. Geralmente o procedimento cirúrgico é simples e apresenta bom resultado. Um detalhe importante que eu tenho feito, antes de começar a anestesia local, é de demarcar, com lápis apropriado, a pele que forma o plicoma, porque quando se injeta o anestésico local, poderá haver uma distorção dos limites desta pele, com o risco de ficar plicoma, como no seu caso.  

32-Possuo fístula anal que foi gerada após um abscesso que foi drenado, já estou com isso há 3 anos e o incomodo é muito grande. Vi pela internet que na sua cirurgia é utilizado o laser e a recuperação é mais rápida. Aqui na minha cidade não existe um tratamento idêntico, então fiquei interessado em fazer o tratamento na sua clinica. Quais os exames e estou me programando ir para SP?
Resposta: A cirurgia eu realizo sob anestesia local, e após a retirada da fístula, eu fecho a ferida cirúrgica, o que contribuirá também para uma melhor recuperação pós-operatória. Os exames, que eu achar necessário, solicito na



33-Prezado Dr. Paulo Branco,
Fui diagnosticado com Fístula perianal e ao que fui informado o tratamento é somente cirúrgico. Pesquisando sobre o assunto na internet, encontrei em seu blog ( blog da saúde medica), matéria super interessante, sobre essa doença, principalmente por usar anestesia local juntamente com o laser. Consulto se o Dr. Atende em Brasília/DF?
Caso não, precisava saber por qual hospital o Dr. Atende em São Paulo.
Desde já agradeço pela atenção
Cordialmente.
Resposta: Atendo na minha clinica, em São Paulo. A fístula é uma doença de tratamento cirúrgico que eu faço com o laser e sob anestesia local. Não lembro a ultima vez que fiz a cirurgia com a Raquianestesia. Acho que a anestesia local com sedação, em centro cirúrgico devidamente equipado são suficientes para a realização do procedimento.

34- Olá doutor Paulo, tenho uma fistula a mais de 20 anos, mas só a dois anos que vim descobrir que era esse o problema desde 2012 para cá já foram realizadas 4 cirurgias, fistulectomia, fistulotomia, uso de cola, mas nada resolveu o meu problema. O medico me fala que o meu caso é difícil, já que o orifício interno esta segundo uma ressonância esta localizada a 9 horas, gostaria de saber com a sua experiência se meu caso tem solução, pois o medico me disse que só iria tentar mais uma cirurgia, e se não desse certo iria me encaminhar para outro especialista, Queria muito a sua opinião  e quem sabe, realizar a cirurgia em São Paulo, será possível?
Resposta: Eu sempre acho, falo, escrevo que as formas de tratamentos por você descritas, eu não realizo na minha clinica, porque são ineficazes, incompletas e fadadas ao insucesso.
Eu realizo uma anestesia local, leve sedação, cateterizo o trajeto da fístula com um guia metálico por mim desenvolvido e retiro o trajeto com o laser.

35- Boa noite Dr Paulo, numa pesquisa na internet, li sua matéria sobre fistula, achei muito esclarecedora. Meu marido a dois anos fez uma cirurgia de Fístula anal, aparentemente foi bem sucedida, só que recentemente começou a sentir dor novamente e sair secreção por um orifício na nadega, numa consulta medica descobriu que a fistula havia voltado. Moramos em Porto Velho no estado de Rondônia, gostaria de agendar uma consulta com o senhor e se possível, já realizar também o procedimento cirúrgico, será possível?
Resposta: Na realidade o procedimento de retirada da fistula foi incompleto, e agora o seu marido deverá ser operado para que todo o trajeto e os orifícios da fistula sejam retirados totalmente. A principal causa de insucesso da cirurgia da fistula é a permanência do orifício interno da mesma, por onde as fezes entram e formam novamente o trajeto fistuloso.

36- Dr. Paulo,. Muito boa noite !!! Moro no interior de São Paulo, Pindamonhangaba. Estou com o diagnostico de fístula perianal. Já passei com o proctologista aqui, porém ele me pediu ressonância e demais exames para ver se é cirúrgico ou não. Ao ler o seu blog que por sinal é muito esclarecedor vejo que meu problema é cirúrgico e o método pelo qual o Sr utiliza me fez ficar mais confiante e ciente da cirurgia. Eu gostaria de marcar e se possível agendar essa cirurgia e ver custos também, uma vez que não possuo convenio. Assim que receber uma resposta ligo em seu consultório.
Resposta: Sinceramente eu só peço ressonância, se tiver alguma duvida, porque geralmente eu enxergo o orifício externo, palpo o trajeto e muitas vezes, se necessário cateteriso o trajeto da fístula com o meu guia metálico. 




28 comentários:

  1. Dr. Paulo,

    primeiro gostaria de elogiar seu excelente blog.

    Fui diagnoticado com uma fistula, médico de indicou cirurgia de Fistulectomia anal em um tempo, pois ele informou que a minha é simples.

    Ainda não realizei a Cirurgia pq ainda estou avaliando os métodos, a recpueração, etc. Vi que existem outras técnicas cirurgicas, como LIFT, VAAFT.

    Na sua opinião e nos seus anos de experiência, qual a técnica que o senhor usaria??

    Observei que o senhor usa laser. É comum a utilização de laser, ou método utilizado pelo senhor.

    Obrigado!!!

    Anderson

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Dr.
    Realizei uma cirurgia semana passada hoje faz uma semana tenho dificuldades extrema ao evacuar,nessa cirurgia ele me deu somente 1ponto e ficou com um fio comprido de fora e aonde sai estes fios sai bastante pus durante o dia mas não doi somente após eu evacuar fico em torno 1h me remoendo em dor,antes da cirurgia não sentia dor alguma as vezes saia um pouco de secremento e acabava me assando fora isso era tranqüilo te pergunto se isso q está acontecendo no pós operatório é normal?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Dr.
    Realizei uma cirurgia semana passada hoje faz uma semana tenho dificuldades extrema ao evacuar,nessa cirurgia ele me deu somente 1ponto e ficou com um fio comprido de fora e aonde sai estes fios sai bastante pus durante o dia mas não doi somente após eu evacuar fico em torno 1h me remoendo em dor,antes da cirurgia não sentia dor alguma as vezes saia um pouco de secremento e acabava me assando fora isso era tranqüilo te pergunto se isso q está acontecendo no pós operatório é normal?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Dr.Paulo

    Eu fiz dia 25/08/2016 uma fistulectomia filac em um tempo (fistula perianal).
    Eu fiquei com um branquinho aberto saindo secreção durante dias....Agora o buraquinho está fechando mas agora está saindo pus...Não sinto dor apenas umas pontadas depois que faço uma compressa quente passa...O médico que me operou me disse que demora até 60 dias para a cicatrização total,ele disse que depois de 45 dias eu iria me sentir melhor...
    Doutor o senhor poderia me orientar. ..Pois tudo começou com um abcesso que foi drenado ...E passou um ano e esse abcesso virou uma fistula perianal que me incomodava muito até que agora fiz a fistulectomia filac.
    Mas estou cheia de dúvidas. ...Esse procedimento vai me curar dessa infermidade? 

    Obrigada 

    Fico no aguardo 
    Agda

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Dr.Paulo

    Eu fiz dia 25/08/2016 uma fistulectomia filac em um tempo (fistula perianal).
    Eu fiquei com um branquinho aberto saindo secreção durante dias....Agora o buraquinho está fechando mas agora está saindo pus...Não sinto dor apenas umas pontadas depois que faço uma compressa quente passa...O médico que me operou me disse que demora até 60 dias para a cicatrização total,ele disse que depois de 45 dias eu iria me sentir melhor...
    Doutor o senhor poderia me orientar. ..Pois tudo começou com um abcesso que foi drenado ...E passou um ano e esse abcesso virou uma fistula perianal que me incomodava muito até que agora fiz a fistulectomia filac.
    Mas estou cheia de dúvidas. ...Esse procedimento vai me curar dessa infermidade? 

    Obrigada 

    Fico no aguardo 
    Agda

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Dr. Gostaria por gentileza que o sr. me esclareça o pq após a cirurgia, a fístula fica aberta e qual pomada pode ser utilizada
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Dr. Gostaria por gentileza que o sr. me esclareça o pq após a cirurgia, a fístula fica aberta e qual pomada pode ser utilizada
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  9. E normal o fiu da cirurgia sai só s sai o que o paciente deve fazer ?

    ResponderExcluir
  10. Olá tenho físcula no seio perto do mamilo, fiz cirurgia há 1 mês. Estava tudo ok. Hoje senti uma dor e vi que o pus voltou denovo. O que devo fazer? Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Nossa ha em 2012 eu tive um abcesso q ele drenou espontaneamente só depois de 1 ano voltou em outro lugar mais em cima no perianal já faz 4 anos que sofro com isso gostaria de saber o procedimento de tratamento e quanto tempo tem q ficar na sua cidade pra fazer a cirurgia e qula o valor mais ou menos que fica por favor me responde preciso muito ir na sua clínica sou de Minas

    ResponderExcluir
  12. Dr fiz uma fistulectomia, essa semana vc indica alguma pomada aos seus pacientes para ajudar na restauração da pele e para nao infectar? estou com o seton.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite doutor fiz uma cirrurgia de fistula reto vaginal mas a fistula retormou de novo será que eu poderia realizar essa segunda cirrurgia a laser?

    ResponderExcluir
  14. Bom dia dr.. tive uma fístula q doía muito e rompeu sozinha a dois dias saindo sangue fui no médico ele disse q é normal estar saindo sangue mas até quando sai? É pouco o fluxo

    ResponderExcluir
  15. Fiz drenagem abscesso anal a 30 dias. Continua saindo muito pus, a regiao drenada ainda nao fechou. Fui em 3 proctologistas que disseram que é assim mesmo. Ja tomei cipro e metro 400mg 3 vezes . Será assim mesmo?

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite Dr fiz uma cirurgia de abscesso perianal a uns meses atrás e deste então vem saindo pus direto e as vezes sai com sangue isso é normal??

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Dr, fiz uma drenagem de abcesso perianal em centro cirúrgico com anestesia raquidiana,hj faz 16 dias porém o local de drenagem fechou com 10 dias e não sai nenhum um tipo de secreção.
    O problema é q desde ontem estou sentindo dores , e observei um endurecimento próximo ao corte de drenagem e da umas fisgadas .. seria um outro abcesso se formando ou somente consequência da raspagem?
    Quanto tempo ainda é normal sentir dor?
    Grata pela atenção

    ResponderExcluir
  20. Tenho uma fistula porém não sinto dor nem sai nenhuma secreção, depois de longo 6 meses minha cirurgia foi marcada, nesse caso é necessário passar por esse procedimento ? Alguém pode me responder ? Obrigado.

    ResponderExcluir
  21. ola Dr,venho sofrendo com uma fistula ha 1 ano ,dps que tive um abcesso.Estou em tratamento pelo SUS portanto demorado .Sinto muita dor as vezes,eu sinto por cima da pele uma linha dura em direcao do anus, isso ta normal queria saber se essa cirurgia vai ser simples

    ResponderExcluir
  22. Olá,Dr. Meu marido vem sofrendo a quatro meses de um abscesso que deu no saco esquerdo e um Carroço próximo ao anus . O abscesso estourou e formou uma fistula do saco para o anus o que devemos fazer .Dr

    ResponderExcluir
  23. Boa noite! Fiz a cirurgia de fistula tem 10 dias. Sinto dores horríveis ao defecar, seria normal? Quando essas dores vão acabar? Moro no interior de Goiás, sem muito recurso.

    ResponderExcluir
  24. Fiz uma cirurgia de fistula o doutor falou que n voltaria mas sempre ficou uma bolha nao tem mal cheiro mas de vez em quando sai uma secreçao n me empata de fazer minhas necessidades mas as vezes coça parece que fico assada tenho medo de voltar ao medico e ele querer me operar de novo nunca me passou exame disse logo que era fistula e fez a cirurgia o que devo fazer.fico muito grata se obtver resposta

    ResponderExcluir
  25. Boa noite Dr. gostaria de tirar uma dúvida se possível. Tive um abcesso, que na drenagem gerou uma fístula. Fiz a cirurgia com um médico muito experiente há 3 anos atrás e graças a Deus nunca mais tive problemas. Porém por umas 3 vezes nesse período, fui ao banheiro e sangrou um pouquinho, sangue vivo, tbm sinto uma coceira muito forte uns 2 dias depois passa. E notei que sempre suja a calcinha com fezes, o que me deixa muito chateada. Será que deu hemorróidas? Será que fiquei com incontinência fecal ? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  26. Boa noite Dr. gostaria de tirar uma dúvida se possível. Tive um abcesso, que na drenagem gerou uma fístula. Fiz a cirurgia com um médico muito experiente há 3 anos atrás e graças a Deus nunca mais tive problemas. Porém por umas 3 vezes nesse período, fui ao banheiro e sangrou um pouquinho, sangue vivo, tbm sinto uma coceira muito forte uns 2 dias depois passa. E notei que sempre suja a calcinha com fezes, o que me deixa muito chateada. Será que deu hemorróidas? Será que fiquei com incontinência fecal ? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  27. boa tarde doutor ,fiz uma cirurgia de fistula tem 23 dias ,os medicos colocaram laço sedenho que nao caiu ,essa cirurgia ela fecha e esse laço cai sozinho ,o que e cirurgia de dois tempos ,desde ja agradeço doutor !

    ResponderExcluir