Neste Blog, o Dr. Paulo Branco irá publicar matérias sobre as suas especialidades, além de responder duvidas e interagir com seus leitores e pacientes.

Fique sempre atualizado para saber das melhores e mais inovadoras técnicas para desenvolver seu bem estar e qualidade de vida.

Envie suas dúvidas e perguntas para: paulobrancoprocto@gmail.com



Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Fissura: Duvidas dos Internautas, anos 2013.


Fissura anal, dúvidas enviadas pelos internautas para o proctologista, Dr. Paulo Branco, ano 2013.

Dúvidas: nos envie a sua.
whatsApp: 995204135 / 987164052






Clinicas:

-Proctologista no bairro da Lapa, em São Paulo:
Fones:
Fixo: 11-36728943
Móvel: 11- 986663281

Mônica



















- Proctologista no bairro da  Vila Nova Conceição, São Paulo:
Fones:
Fixo: 11-38467973
Móvel: 11-9912-2513

Fatima















- Proctologista no centro de São Paulo, na Praça da Republica:
Fones:
Fixo: 11-3331701
Móvel: 11-98415-2089

















Dúvidas sobre a Fissura anal?

Feridinha na abertura anal: Dor e sangramento.


Comentário: Dr. Paulo Branco
A fissura anal é uma doença que causa dor nos pacientes. A informação que você deverá ter, é que a fissura quando classificada como crônica, somente a cirurgia deixará você livre daquela dor insuportável. É incrível como muitos pacientes me procuram com uma longa historia de fissura anal crônica, tentando com pomadas e com uma grande capacidade de adapcao pelas fezes amolecidas decorrente do aumento da ingestão de fibras insolúveis nas refeições e líquidos. Um outro fato que me chama a atenção é o grande numero de colonoscopias solicitadas para estes pacientes. Só pela inspeção ( olhar ) já se vê a fissura.




Fibras:




Vamos as dúvidas dos Internautas:

1-Tenho tido problemas com fissuras anais. Fiquei algum tempo sem ter relações sexuais, mas atualmente estou com alguém, e fiquei com fissuras muito doloridas. Tratei com pomadas e mudança na alimentação, mas elas voltaram. Andei lendo artigos que diziam que levam de 10 a 15 dias para as dores melhorarem, isso é verdade?
Resposta: As fissuras anais decorrentes da relação, geralmente são múltiplas e estão relacionadas com uma lubrificação inadequada e um esfíncter anal hipertônico ou muito contraído. Geralmente cicatrizam com pomadas que atuem diminuindo a pressão no esfíncter. Na relação respeite o tempo de relaxamento do esfíncter anal, 2’ e use lubrificante a base de água. A dor desaparece com a cicatrização das fissuras.


1-       Pessoas com fissura, as minhas parecem as agudas, conforme li no seu blog, podem fazer sexo anal normalmente, quando estão sem elas?
Resposta: Você falou bem. A fissura anal é uma porta de entrada para os microrganismos das fezes e para as DST ( doença sexualmente transmissíveis), e por isso a relação passiva deverá ser evitada para proteger a sua saúde. As fissuras anal agudas respondem bem ao tratamento com pomadas. Uma vez a fissura anal cicatrizada, você poderá levar uma vida sexual normal.



fissura anal aguda:




2-       Meu nome é Flávia, tenho 47 anos e sempre tive fissura anal aguda que sempre sarava com pomada, de uns tempos virou crônica, ai um medico indicou a cirurgia, onde foi feita a fissurectomia com esfincterotomia. Eu acho que não adiantou pois o esfíncter não relaxa e ainda por cima continua sem cicatrizar, a fissura que ele tirou e cauterizou, o que o senhor acha que devo fazer, pois esta dor está me deixando doida, eu sou passiva e já faz um tempo que não tenho relações. Devo operar novamente?
Resposta: A fissura anal crônica é de tratamento cirúrgico, e a cirurgia realizada foi a referida. Antes de fazer outra cirurgia, faça um exame para avaliar a pressão do musculo esfíncter anal interno. Se a pressão estiver elevada, o cirurgião deverá atuar novamente sobre o esfíncter.




Comentário da figura: O músculo que esta com a pressão aumentada e que é a causa da fissura anal, é o Esfíncter Interno.


4-Olá Dr. Paulo td bem? Pesquisando na Net sobre fissura anal encontrei seu Blog, parabéns pelo trabalho. Então Dr. moro em Novo progresso no Pará e aqui não tem especialista em Proctologia, então em maio fui para Sinop ( MT) fazer uma consulta com um proctologista, que detectou uma fissura anal. O tratamento foi com pomadas, tive uma melhora razoável nos dois primeiros meses, agora a dor intensa com sangramento. Vou me programar para ir a SP realizar este procedimento na sua clinica com laser, é possível?
Resposta:  Não esqueça que a fissura anal tratada com pomadas é a fissura anal aguda, portanto o diagnostico correto da fissura, se aguda ou crônica  tem importância fundamental para o tipo de tratamento escolhido. As fissuras agudas poderão ser tratadas com alimentação com fibras, pomadas com substancias que diminuam a pressão do esfíncter anal e seja cicatrizante e com o Botox. Para a sua melhor compreensão, a aplicação do Botox a curto prazo tem um resultado melhor em relação a cicatrização da fissura, 98%, contra 60%  da pomada que é melhor a longo prazo. Na fissura anal crônica, a cirurgia tem o melhor resultado.



Aguda: tratamento clinico.
Crônica: Cirurgia.





5-Olá, gostaria de saber como posso fazer consulta para tratamento de fissura anal, e como obtenho informações de valores?
Resposta:  A consulta interativa ( abaixo) será feita na clinica, que é especializada com equipamento adequado para o diagnostico da fissura anal. Falo isso porque é uma consulta na qual o paciente está com a região extremamente dolorida. Atualmente eu só pela inspeção já confirmo o diagnostico da fissura anal, classifico em aguda e crônica, e evito fazer o toque e muito menos um exame endoscópico. Quanto aos valores, somente após a consulta. 





Toque: Praticamente abandonei.






















Consulta Interativa: 























Comentário: Geralmente só em afastar as nádegas, eu já vejo a fissura e classifico em aguda ou crônica, se o paciente é muito sensível ou a área está muito inflamada eu evito fazer o exame digital. Se o paciente aceitar será mostrada a fissura no monitor.





6- Estou provavelmente com problema sugerido em vossa matéria sobre fissura anal. Venho sofrendo com dores constantes há uma semana e com sangramento toda vez que evacuo! Gostaria de agendar o mais breve possível uma consulta para tratamento do problema, se possível na primeira hora de segunda feira, gostaria de uma confirmação?
Resposta: Evacuação com sangue e dor é característico de fissura anal. Uma inspeção anal confirmará o diagnostico.



Fissura: Sangramento.






7- Dr. Paulo, há nove dias procurei um proctologista porque havia tido um pequeno sangramento nas fezes. Ele me examinou e disse que eu poderia ter tido uma pequena fissura  anal, mas durante exame de toque não tinha mais sangramento. Pediu para que eu retornasse dentro de um mês e meio. Não receitou nada e não fez nenhuma recomendação. Mas, hoje, nove dias depois estou sentindo dor no lado direito do ânus, que está me incomodando e preocupando. O senhor pode comentar o caso e me receitar um analgésico e uma pomada cicatrizante, já que não estou medicada com nada.
Resposta: Para casos com a sua  historia clinica, se o toque não é conclusivo, eu indico um exame endoscópico do canal anal e reto, como meio de diagnosticar a causa do seu sangramento. A endoscopia deverá ser sempre indicada para os pacientes que referem a eliminação de sangue junto com as fezes. Eu não medico sem examinar o paciente.

8- Dr. Branco, há seis dias fui diagnosticada pelo médico com fissura anal. Estou sentindo uma forte sensação de inchaço no ânus. Preciso saber se isso é um sinal de cicatrização, ou não é normal?
Resposta: A fissura poderá causar uma reação inflamatória na sua volta que poderá ser o inchaço por você referido. Geralmente os pacientes referem melhora com a regressão do inchaço ou edema. Entenda que na fase aguda de qualquer doença ou traumatismo a dor é pelo edema, razão pela qual os antiinflamatórios são sempre receitados nesta fase. 

9- Doutor, gostaria de saber onde o senhor atende e se por ventura atende por convenio. Estou preocupada pois tenho sintomas de fissura anal e me incomoda muito, no primeiro sangramento  fiquei assustada.
Resposta: Você não referiu a dor, que esta presente nas fissuras e ausente nas hemorroidas internas. Eu costumo fazer uma analise endoscópica durante a consulta para uma confirmação diagnostica.


Anuscopia: Hemorroida.



10- Fui detectado com fissura anal há 13 dias, mas a situação esta me incomodando muito. Ontem senti dor intensa  e tive a sensação que estava me rasgando tudo. Sinto que tem uma coisa dentro do ânus e que vai sair, não sei explicar se é contração muscular ou não. Tomei analgésicos e antiinflamatorios para ver se alivia, irei retornar no medico na semana que vem, esses medicamentos estão  certos?
Resposta: Os antiinflamatorios e analgésicos melhoram a dor pela redução do edema local, mas pomadas de manipulação com substancias que reduzam a pressão do esfíncter anal deveram ser associadas para que ocorra a cicatrização da fissura anal.

11- Dr. Paulo, desde março desse ano eu venho sofrendo de uma dor anal insuportável seguida de sangramento intenso, já procurei 4 médicos e todos foram unanimes em dizer que tenho uma fissura anal aguda, hoje fiz uma colonoscopia pois a dor e muito intensa e esta me impedindo de ter uma vida normal. Queria saber se o Botox é indicado para o meu caso, pois estou sofrendo demais e não aguento mais esta situação. Existe algum tratamento com a mesma eficiência?
Resposta: O Botox atua relaxando ou diminuindo a pressão do músculo formador do esfíncter anal, que é o responsável pelo aparecimento da fissura anal. Na fissura aguda a toxina tem um  resultado a curto prazo melhor que as pomadas de manipulação, que é a outra forma de tratamento para as fissura agudas.


12- Há aproximadamente 4 semanas atrás as minhas fezes estavam bem ressecadas, na primeira vez doeu pra sair mas não ficou tão dolorido, mas a partir da segunda vez eu não conseguia nem mais dormir de tanta dor. Usei pomadas durante 2 semanas e não melhorou. Marquei uma consulta com o especialista no começo da semana e ele diagnosticou como fissura anal, medicou e esta um pouco melhor. Acontece que nessa fissura há duas pelinhas pra fora que eu nunca tive antes, e estou bem preocupado. Tenho uma foto que tirei, posso enviar e como faria para retirar essas pelinhas?
Resposta: As pelinhas referidas poderão fazer parte da fissura, são chamadas de plicomas e a única forma de tratamento é a cirúrgica. Eu retiro com o laser, sob anestesia local. Geralmente essa pelinha conceitua a fissura como crônica, e as fissuras crônicas são de tratamento cirúrgico, na qual eu retiro a fissura junto com a pele, porque só adianta retirar a pelinha junto com a fissura. 



Fissura crônica:



13- Olá, resido no rio, tenho 28 anos, possuo fissura anal crônica, provavelmente pelo tratamento inadequado e alimentação imprópria de minha parte. Existe aqui no rio algum médico conhecido seu que partilha da sua ideia, pois fui em vários proctologistas e ficam tentando tratar sempre e há tempos tenho sangramentos e é difícil a alimentação e ingesta de água no regime de plantão que trabalho. Se não tiver, pretendo ir a SP realizar o tratamento que o senhor achar melhor para o meu caso.
Grato pela atenção e parabéns pelo blog da saúde medica.
Resposta: Não perca mais tempo, porque a sua fissura é crônica e tratada somente pela cirurgia. Eu faço o procedimento a laser, aue não tem na sua cidade.

14- Fiz cirurgia de hemorroida há seis meses, há dois meses tive relação anal e apareceu uma fissura. Uso pomada cicatrizante, mas se tento novamente a fissura reaparece, o que tem me incomodado bastante. Estou preocupada porque fico nessa de melhorar e aparecer novamente, o que tem comprometido em muita a minha vida sexual com o meu marido. Doutor preciso urgentemente de uma avaliação sua, para um tratamento mais definitivo.
Resposta: Toda cirurgia para tratamento de hemorroida, dá um certo grau de estreitamento que poderá ir de leve a severo. Como há estreitamento, você deverá ter todos os cuidados durante a relação passiva, como uma lubrificação adequada, um bom relaxamento esfincteriano, para que a fissura não ocorra. Tenho usado pomadas de manipulação que contem substancias que tornam o tecido de revestimento anal mais resistente a traumatismos.



15- Olá, Boa noite Dr. Paulo. Sou um leitor dos seus artigos na internet. Tenho uma pequena duvida sobre qual seria a pomada mais indicada para o tratamento de fissura anal. Mais uma vez, grato pela sua atenção!
Resposta: A pomada ideal deverá conter substancias que relaxem o musculo formador do esfíncter anal que é o causador da fissura anal.

16- PPH ( Grampeador). Boa tarde Dr. Paulo, gostaria de saber em que lugar atende, pois já fiz cirurgia de hemorroida pela técnica do grampeador há 3 anos e há 1ano estou com problemas de fissura e com plicoma também. Posso realizar a cirurgia a laser?
Resposta: Já tratei de casos como o seu, pois o grampeador não retira a pele ou plicoma. Faço a retirada da fissura e do plicoma com o laser, sob anestesia local.

17- Dr gostaria de saber quais  os procedimentos para marcar uma consulta com o senhor. Estou com uma fissura anal há mais ou menos 3 meses, estou fazendo tratamento com uma pomada, passada pelo medico proctologista, porém não obtive resultado algum. Li bastante sobre a cirurgia, por mais que seja leigo no assunto, eu acho que seria o mais adequado pra mim. Não suporto mais conviver com essa dor. Agradeço desde já, pela sua atenção.
Resposta: Se a sua fissura anal for crônica, a cirurgia é a forma de tratamento mais adequado e com melhor resultado para o seu caso, por baixar a pressão do músculo esfincter interno a niveis necessaorios para haver cicatrização da fissura anal.

18- Dr. Paulo, gostaria de agradecer  a atenção ao responder minhas mensagens. Tenho 30 anos e descobri que tenho fissura anal. Isso incomoda muito para evacuar e sangra também. Mas o que mais me desespera e que surgiu uma pele na parte externa. Fui a net e descobri que possivelmente seja um plicoma. O meu proctologista viu e disse que não precisaria cirurgia, que era estético, mas me incomoda muito para higienizar, sem falar na estética propriamente dita. Jamais conseguiria conviver com essa pele na parte exterior do meu ânus e vejo que isso está me deixando bastante deprimido. Olhando seu site, descobri um procedimento a laser que nem precisa de internação e pode ser feito sob anestesia local. Esse procedimento serve para o meu caso?
Desculpa pelo incomodo e obrigado mais uma vez.
Resposta: A maioria dos pacientes que procuram a minha clinica, não tem as suas ansiedades e constrangimentos gerados pelas pelinhas resolvidos pelos seus médicos que não realizam o procedimento com fins estéticos. Agora o seu caso poderá ser um plicoma, causado pela fissura crônica. A pele faz parte da fissura e durante a cirurgia eu já retiro a fissura juntamente com a pelinha.

19- Tenho uma fissura anal crônica, tenho tentado tratamentos com pomadas desde 2011 sem resultado. Fiquei sabendo que o senhor trata com o laser. Queria saber se corro o risco de incontinência anal após a cirurgia?
Resposta: Pare  com as pomadas, porque pelo tempo de existência da fissura anal, somente a cirurgia poderá cura-lo desta enfermidade. Saiba que a grande maioria dos pacientes  que realizam cirurgias proctologicas, apresentam algum grau de incontinência anal, que dura por volta de 30 dias e depois desaparece. Eu não tive nenhum caso de incontinência anal severa.



Músculo:
Esfincterotomia a Laser:




20- Bom dia,
Acompanho as suas orientações aqui na internet e gosto muito.
Tenho uma fissura anal e hipertonia também, já diagnosticadas. O meu medico nunca me falou sobre tratamentos com Botox e/ou  laser. Cheguei a fazer uma cirurgia para a retirada da fissura, mas depois de um tempo ela voltou. Acho que é por causa da hipertonia.
Sou da Bahia e pretendo ir a SP para realizar este tratamento.
Resposta: Retirar somente a fissura sem diminuir a pressão do esfíncter, não resolve, isto é não haverá cicatrização da fissura. Eu tenho feito a cirurgia sob anestesia local e diminuo a pressão do esfíncter através de uma pequena incisão na lateral da abertura anal, o que gera um pós-operatório menos dolorido com uma recuperação mais rápida.

21- bom dia!! Doutor estou com uma fissura anal há 3 meses, fui ao proctologista que me indicou uma pomada. Estou a usar a pomada por uns 15 dias e nada melhorou, ele me indicou cirurgia, mas não me senti seguro. Fui a um farmacêutico amigo que me receitou antibiótico e uma pomada, Kolagenase. Sou de Goiás e aqui não temos os recursos como em SP. O senhor poderia me orientar?
Ficaria muito grato!
Resposta:  As pomadas usadas  no tratamento da fissura anal, contem uma substancia que atuara diminuindo a pressão do músculo esfíncter anal, porque a causa da fissura é a pressão aumentada deste músculo. Eu não prescrevo pomadas como a citada por você para a cicatrização de fissura anal. O antiinflamatorio, eu prescrevo associado a uma alimentação com 30 gr de fibras.

22- O meu medico, ao exame clinico falou que tenho uma fissura de aspecto um pouco estranho, mas não me explicou, será maligna?
Resposta: As fissuras anais geralmente tem um aspecto macroscópico característico na visão e no toque de um medico experiente. As fissuras que fogem a esta característica, como bordos irregulares, muito endurecidos, friável permitem ao medico pedir primeiro um exame anatomo-patológico, antes de realizar a cirurgia.

23- Olá Dr. Paulo, desde março desse ano eu venho sofrendo de uma dor anal insuportável seguida de sangramento intenso, já procurei 4 médicos e todos foram unanimes no diagnostico de uma fissura anal crônica. Hoje fiz uma colonoscopia pois a dor e muito intensa e esta  me impedindo de ter uma vida normal. A colonoscopia diagnosticou uma fissura anal com esfíncter anal hipertônico. Queria saber, qual a melhor saída para o meu caso, li no seu artigo que o Botox, esta indicado para o meu caso e para as  fissuras, existe uma outra forma de tratamento, desde já agradeço muito pela sua atenção e um forte abraço.    
Resposta: Obrigado pelo abraço. O melhor tratamento para a fissura crônica é o cirúrgico e o resultado com o Botox é bom para alguns casos de fissura aguda.

24- OLÁ. Dr. , possuo fissura anal crônica e gostaria de saber maiores informações sobre a cirurgia a laser, pois fico preocupado com o resultado estético. Gostaria também de saber sobre os custos. O senhor é conveniado pela UNIMED?
Resposta: A cirurgia a laser não é coberta por nenhum plano de saúde. O resultado estético eu sempre faço o melhor possível, o qual é permitido pelos cuidados e técnica cirúrgica. Eu atualmente quase sempre faço a aspiração com o laser da fissura crônica e diminuo a pressão do esfíncter pela lateral do ânus, o que tornará o procedimento menos agressivo e uma melhor recuperação pós-operatória. Nesta cirurgia a complicação imediata poderá ser o sangramento, razão pela qual todos os pacientes que eu opero ficam com um tampão que será retirado com 3 horas.  

25- Bom dia, doutor! Estou com um problema sério de fissura anal, tenho medo até de ir ao banheiro, já passei pelo cirurgião do plano de saúde recentemente, mas a demora para atendimento é grande e eu não suporto mais esta situação. Queria ser atendido o mais rápido possível?
Resposta: Um dia destes um paciente me ligou as 2hs da manhã, eu atendi e ele me falou, doutor não é possível, a dor é tão intensa que parece que eu estou evacuando um gato de unhas grandes. A dor da fissura é realmente intensa, e exige um tratamento imediato. Na fissura crônica eu prefiro o cirúrgico e na aguda pomadas, alimentação com fibras.

26- Fissura & HPV: Prezado Dr. Paulo Branco, Gostaria de saber a respeito de tratamento para a fissura anal. Fiz um procedimento de cauterização por conta de HPV interno e externo no ânus e depois disso, venho tendo problemas com fissura recorrentemente. Essas fissuras cicatrizam com o uso de antiinflamatórios e outros remédios para amolecer as fezes, no entanto se eu descuido um pouco da alimentação elas voltam e quando tenho relação sexual passiva aí é certo que há problemas, com sangramento intenso e dor, muita dor. Tenho lido a respeito da utilização da toxina botulínica e gostaria de saber se tem indicação no meu caso?
Resposta: A adapcao do paciente a fissura anal, eu posso comprovar toda semana na minha clinica. A sua fissura poderá ser decorrente da cirurgia para retirada das verrugas causadas pelo hpv e recebe o nome de residual. Essa fissura poderá ser decorrente do estreitamento anal, causado pela cicatriz cirúrgica e para estes casos a cirurgia será a solução. Se não houver estreitamento o tratamento clinico com pomadas poderá resolver. O Botox não tem indicação para o seu caso.


27- Sou de Arcoverde-PE, em março de 2013, fiz a cirurgia convencional de hemorroida, foi 1 hora de cirurgia, tudo ok, sem dor, sem sangramento pós-operatório. Mas depois de 6 meses estou com uma fissura na cicatriz e um excesso de pele, meu médico disse que depois de sarar a fissura, deve retirar a pele. O que devo fazer? Atenciosamente.
Resposta: A pele faz parte da fissura, que é diagnosticada como crônica. Se a fissura cicatrizar, você poderá retirar a pele ou plicoma sentinela como é diagnosticado. Se a fissura não cicatrizar com o tratamento clinico, na cirurgia o plicoma já será retirado juntamente com a fissura.

28- Dr. Fissura & incontinência: Paulo meu nome é Geo, tenho 36 anos, moro no Rio de janeiro....estou com uma fissura anal por conta de uma constipação que  já fazem 2 anos. Já fui em vários médicos que passaram medicamentos de farmácia e manipulação, fibras do tipo suplemento e fiz todos os tratamentos, só que não deu em nada. Tenho muito medo de fazer a cirurgia pelo risco de incontinência fecal. Esse risco existe e já aconteceu com pacientes operados pelo senhor?
Resposta: O riso existe, e muitas vezes faz com o medico fique tentando um tratamento conservador, que sabidamente não tem bom resultado para casos como o seu, o que só piora a fissura que só aumenta, se tornado uma verdadeira úlcera. Eu tenho realizado a cirurgia para casos como o seu e ao longo destes anos não tive casos de incontinência severo. Lembrar que a incontinência leve é muito frequente, que acaba geralmente com 30 dias de pós –operatório.

29- Olá. Queria fazer uma pergunta que não tive coragem de esclarecer com o meu médico.  Após quanto tempo de cirurgia de fissura anal, eu poderia ter relação?
Resposta: Como eu trato do publico há alguns anos, a media foi de 30 dias após a cirurgia, nestes pacientes eu realizei a técnica de diminuir a pressão do esfíncter por fora do ânus, que na minha experiência é menos agressiva possibilitando um retorno mais precoce a sua vida sexual.


30- Fissura & Câncer: Doutor tenho dor e sangramento anal ao evacuar, fui examinada por um colega seu, que detectou uma fissura anal e hemorroida, mas me falou que era cirúrgico, porem acha necessário fazer uma biopsia da fissura, antes da cirurgia. A fissura anal pode se transformar em câncer?
Ficarei muita grata pela sua resposta.
Resposta: O aspecto da fissura é determinará essa conduta de solicitar  uma biopsia para exame anatomo-patologico. As fissuras com o tecido endurecido, bordos irregulares e infiltrativos, com muito tempo de existência e que não cicatrizaram com o tratamento clinico, poderão ser biopsiadas antes da cirurgia, para que uma estratégia de tratamento seja feita.

31-Fissura & HPV: Caro doutor operei de hemorroida e hpv, há 6 meses atrás. Comecei a sentir dores durante as evacuações com sangramento, um muco e coceira. Me examinando senti uma área dolorida e verruguinhas na parte de dentro do reto. A consulta com o meu medico, irá demorar, o senhor poderia me da uma ideia do que poderá ser. Essas verruguinhas, poderão ser o hpv que retornou?
Resposta: A coceira foi  um sintoma frequente nos pacientes que eu tratei e que voltaram a ter o HPV. Um exame endoscópico detalhado irá esclarecer. O que eu tenho acrescentado na minha clinica é a anuscopia de alte resolução para detectar os vírus do HPV que poderão está dentro da pele, e responsáveis pela coceira por você referida. Se a anuscopia de alta resolução for positiva para o hpv, e as áreas coradas contendo os vírus forem grandes, eu medico os pacientes com imunomodulador forma de creme, porem se as áreas forem pequenas eu trato com o laser.









7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá doutor fiz uma esfincterotomia lateral + alargamento no começo sinto dores ao evacuar tudo normal, parou de sangrar com 20 dias de cirurgia e comecei sentir melhoras, mais agora co três meses de cirurgia voltou o sangramento e a região está dolorida, o deve ter acontecido doutor? não aguento mais esse pesadelo..

    ResponderExcluir
  4. Doutor Boa tarde
    Fiz a cirurgia no dia 10/07.fissurectomia Com esfincterectomia.
    Tenho sentido muita dor ao evacuar, ao olhar no espelho vejo um pequeno cortezinho
    Será q deveria ser costurado?
    O que posso passar para aliviar a dor

    ResponderExcluir
  5. Doutor Boa tarde
    Fiz a cirurgia no dia 10/07.fissurectomia Com esfincterectomia.
    Tenho sentido muita dor ao evacuar, ao olhar no espelho vejo um pequeno cortezinho
    Será q deveria ser costurado?
    O que posso passar para aliviar a dor

    ResponderExcluir
  6. Boa noite doutor ...reparei q no meu ânus tem uma pelinha e quando vou no banheiro sai sangue mas esses dias fiz sexo anal e deu uma inchada e doeu queria procurar um médico especialista Porq ti com medo a minha dúvida é se a Unimed faz esses tipos de cirurgia e se depois eu poderia voltar sexo normal ?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Doutor! Fissura Anal pode ser comparado com Hemorróida? Eu sou Passivo e ja estou como uma pele tipo um caroco e ele é da Cor de varizes e, quando eu vou me limpar , o Papel higiênico acaba cortando meu ânus... Ja passei 6 horas com hemorragia e, tbm tenho medo das fezes penetrar no lugar que esta cortado. Hoje eu nao uso mais papel para limpar. Eu uso Luvas cirúrgica, para puxar as fezes e, desse jeito eu nao me machuco. Tbm sou Cadeirante e moro só. Não tenho plano de Saúde e, nao sei o que fazer. Como o Senhor poderia me ajudar ou me orientar?

    ResponderExcluir