Neste Blog, o Dr. Paulo Branco irá publicar matérias sobre as suas especialidades, além de responder duvidas e interagir com seus leitores e pacientes.

Fique sempre atualizado para saber das melhores e mais inovadoras técnicas para desenvolver seu bem estar e qualidade de vida.

Envie suas dúvidas e perguntas para: paulobrancoprocto@gmail.com



Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Hemorroida: Escolha da cirurgia para cada grau da doença hemorroidaria.

Escolha da técnica cirúrgica para cada grau de hemorroida, Minipex ( Doppler), grampeador e Laser. 

Dúvidas: Nos envie a sua
whatsApp. 995204135 / 987164052
e.mail. paulobranco@terra.com.br

Mensagem:


Vida: Aproveita, é curta demais.





Planos de saúde: Apresentando a sua carteira do plano de saúde, terá desconto nas consultas e procedimentos realizados pelo Dr Paulo Branco.





Leitura: É obrigatória.

Dúvidas: Nos envie a sua
whatsApp e viber: 9995204135
e.mail. paulobranco@terra.com.br














Clinicas:
Proctologista no bairro da Vila Nova Conceição, sp:
Fátima: 11 – 38467973 / 78317380

Fatima:

















Proctologista no bairro da Lapa, sp:
Fones: 36728943 / 986663281


Mônica


















Proctologista no centro de sp, na praça da Republica:

Fones: 11-3331-7016 / 98415-2089


Renata:



















Cirurgia da hemorroida:
Apesar das várias modalidades e formas de tratamentos existentes para as hemorroidas nos seus diferentes graus, a cirurgia parece ter o melhor resultado para a forma mais avançada desta patologia. O bom resultado do tratamento cirúrgico  parece ter uma relação direta com uma indicação criteriosa e bem feita, uma técnica adequada para cada caso, a menos agressiva possível para os pacientes, e uma boa orientação quanto aos cuidados comportamentais e nutricionais pós-operatórios. É fundamental que o cirurgião proctologista tenha um conhecimento adequado da fisiopatologia e das várias formas de apresentação clínica da doença, domínio sobre as modalidades de terapias não cirúrgicas, esteja familiarizado com a anatomia da região anorretal, preparo e habilidade técnica aliados a uma grande experiência.
Atualmente, calcula-se que 10% a 20% dos portadores de hemorroidas sintomáticas, sejam beneficiados com o tratamento cirúrgico, sendo que a maioria dos pacientes, 80% a 90% sejam tratados adequadamente pelas formas não cirúrgicas, como medidas clinicas, alterações comportamentais, mudanças nos hábitos alimentares, ligadura elástica, isoladamente ou associados ao tratamento cirúrgico.


Ilustração: Hemorroida interna.

Coxim de vasos hemorroidários:
Classificação das hemorroidas internas:


Técnicas cirúrgicas:
As hemorroidas com indicação de tratamento cirúrgico, são as externas, que não responderam ao tratamento clinico e as internas de quarto grau, essas são formadas por um componente interno, mucoso, ponto de origem do vaso hemorroidário responsável pela formação da hemorroida e um componente externo formado por pele. Essa pele incomoda muitos pacientes pela dificuldade de higiene, irritabilidade, coceira, dermatite e para alguns, altera a estética da pele perianal.


Hemorroida: grau IV.



Conclusão: A técnica cirúrgica ideal será aquela que trata os dois componentes da hemorroida de quarto grau. O mucoso, que é formado por um coxim, que contem no seu interior, vasos, nervos, tecido conjuntivo ou areolar que fica congesto, intumescido e inflamado que poderá da sangramento, ardência, dor e sensação de peso anal e a pele, pelinha ou plicoma, fonte de reclamação e descontentamento de muitos pacientes, principalmente as mulheres.


Técnicas:

-       -  Minipex ( Desarterialização), PPH ( grampeador)  e laser:
Acho que estas técnicas tem a sua melhor indicação para coibir o sangramento causado pelas hemorroida de II e III grau e na correção do prolapso pequeno e médio  característicos das hemorroidas de III grau. Nas hemorroidas de grau IV, essas técnicas que resolvem essencialmente a congestão dos plexos varicosos, sangramento e prolapsos menores, deixam inalterados as pelinhas externas ou plicomas presentes nas hemorroidas de IV grau e ao contrario do que muitos autores referem essas pelinhas geram sintomas aos pacientes. Eu já tratei de pacientes  que se sentiram desconfortáveis com a presença da pele em si, e pela dificuldade de higiene que poderá gerar  coceira, dermatite, dificuldade de higiene e eu tive de tira-las com o laser sob anestesia local. 


- Minipex: Descrição da técnica.
Consiste na ligadura dos ramos da Arteria retal superior, identificados pelo Doppler que será colocado na luz do reto acoplado a uma sonda. A vantagem desta técnica é que não retira tecido , consequentemente não tem cicatrizes, e não altera a anatomia da pele perianal, Consistindo nos seguintes passos:

1- Identificará os ramos da artéria retal superior com o Doppler:


Doppler:
Sonda com o Doppler:




2- Ligadura dos ramos artérias, com fio de sutura apropriado, e redução do coxim mucoso, mucopexia:


ligadura da artéria e redução do prolapso





- PPH: 
Consiste na transecção da mucosa do reto por um Grampeador, com o objetivo de ligar as artérias retais formadoras das hemorroidas internas. Indicado para o tratamento cirúrgico das hemorroidas de grau III. Tem a vantagem de não retirar mucosa e pele perianal, consequentemente os pacientes terão menos dor no pós-operatório, e a desvantagem de não retirar as peles ou plicomas que estão fora da abertura anal, caracteristicos das hemorroidas de grau IV, e a presença dos grampos poderá da sintomas e já tive pacientes que queriam retirar os grampos, por não gostarem da sensação de telos no reto. Eu não faço e não indico para os meus pacientes, porem é uma técnica usada para o tratamento das hemorroidas de grau III.




Grampos:




- Laser de CO2: 
Indicado para o tratamento cirúrgico das hemorroidas de grau III, IV, a cirurgia poderá ser feita sob anestesia local e sedação, tem a vantagem da economia de tecido pelo propio principio físico do laser, gerando menos dor e segundo trabalhos científicos com cicatrizacao mais rápida. O limite é o custo elevado.

- Laser + Ligadura Elástica :
Indicacao: Hemorroidas de IV grau:
Tenho usado simultaneamente a ligadura elástica para tratar o componente mucoso e o laser para retirar as pelinhas ou plicomas sob anestesia local.
Importante para a sua compreensão:  Na minha experiência a ligadura elástica trata o sangramento, e diminui de forma acentuda o prolapso ( saída da hemorroida ), facilitando com isso a retirada destas com o laser.    



Laser:















 Técnica da hemorroidectomia híbrida: Laser + Anel elástico.

Instrumentos: Ligadura.
Anel elástico:

Laser: Retirada dos Plicomas.




Conduta na minha clinica para tratamento das hemorroidas:



Classificação das hemorroidas internas:


1- Grau I: Alimentação com 30% de fibras, associada a ingestão de 2l de líquidos, associada a mudanças de alguns hábitos e comportamentos, escritos em uma apostila que será dada aos pacientes atendidos na clinica.



Alimentação: Fibras.



2- Grau II: Os mesmos cuidados referidos acima para as hemorroidas de grau I, acrescido da possibilidade de associar a ligadura elástica para os casos que persiste o sangramento, mesmo com todas as orientações. Sempre para chegar a esta indicação  eu faço na consulta uma anuscopia.

Anuscopia:


3- Grau III: Tenho indicado e preferido primeiro a desarterializacao guiada por Doppler, Minipex, mas se a pele fora, o Plicoma for muito grande eu prefiro a cirurgia a laser.




4- Grau IV: Prefiro a cirurgia a Laser.










Nenhum comentário:

Postar um comentário