Neste Blog, o Dr. Paulo Branco irá publicar matérias sobre as suas especialidades, além de responder duvidas e interagir com seus leitores e pacientes.

Fique sempre atualizado para saber das melhores e mais inovadoras técnicas para desenvolver seu bem estar e qualidade de vida.

Envie suas dúvidas e perguntas para: paulobrancoprocto@gmail.com



Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

terça-feira, 2 de abril de 2013

Hemorroida: Tratamento com o laser



Proctologia: Hemorroida com laser

Planos de saúde: Apresentando a sua carteira do plano de saúde, terá um desconto nas consultas e procedimentos realizados pelo Dr Paulo Branco.

Dúvidas:
e-mail. paulobranco@terra.com.br
whatsApp. 995204135
Central: 11-986663281

Clinicas:
Vila Olímpia: 
Fatima: 011 - 38467973










Lapa: 
Mônica: 011 – 36728943 / 986663281












Foto: Dr Paulo Branco com o laser e colposcopio anal.



Anatomia vascular anorretal:
Existem muitos vasos que arteriais e venosos na parede do Reto , ânus e períneo, portanto esta região é ricamente vascularizada. Entenda que estes vasos são divididos em artérias e veias. As primeiras levam os nutrientes e oxigênio para os tecidos e as veias captam os detritos resultante do metabolismo celular e levam para o fígado e rins para uma depuração . 
Essas veias a semelhança das pernas dilatam e formam as varizes da região anal conhecidas como hemorróidas. Se essas hemorróidas estiverem localizadas dentro do reto são chamadas de internas e se fora externas. As internas são classificadas de acordo com o seu prolapso ou saída pelo ânus em:

Foto: Anatomia dos vasos formadores das hemorroidas.




Figura: Observe que são muitas veias que dilatam e formam as hemorroidas, que geralmente estão dispostas como um ponteiro de relógio as 3hs, 7hs e 11hs. 

Figura: Localização das hemorroidas.



Comentário: Eu sempre sigo a risca essa informação para retirar as hemorroidas com o laser. Retiro aos vasos dilatados e deixo tecido sadio entre áreas retiradas, porque será deste tecido sadio que ocorrerá a cicatrização com menor risco de complicações, como o estreitamento anal.


Classificação das hemorroidas:

- Primeiro e segundo grau:
Estão dentro do reto e tem o sangramento vermelho vivo INDOLOR que goteja no vaso sanitário ou mancha o papel higiênico como o principal sintoma.
Essa hemorróidas poderão ser diagnosticadas por um exame endoscópico da parte interna do ânus e tratadas por substâncias administradas por via oral que
 estimulam o
esvaziamento das veias retais, associada a uma dieta rica em fibras, exercício físico regularmente e/ou ligadura elástica , que consiste em colocar um pequeno anel de borracha na base da hemorróida que seca e cai. Eu tenho associado ao laser na minha clinica a borrachinha.

Foto: Hemorroida de primeiro grau e segundo grau, estão localizadas dentro do reto:




Hemorroida de terceiro grau:
Entendendo: A hemorroida de 3 grau.
- Ânus sem fazer esforço, de aspecto normal e a Hemorroida permanecerá dentro do reto.

- Eu pedi para o paciente fazer esforço para evacuar: A hemorroida apareceu, essa é a hemorroida de 3 grau.



Tratamento:

Hemorroida de 1, 2 grau:
1- Reeducação alimentar e 
medidas higiênicas e comportamentais:
Os meus pacientes recebem um guia, escrito por mim, contendo todas as orientações alimentares e de mudanças de comportamento e hábitos para evitar que tenha a doença hemorroidária novamente.

- Alimentação com fibras:

- Ligadura elástica:

- Terceiro e quarto grau:
Essas hemorróidas poderão ser visualizadas no bordo anal como pequenas bolhinhas revestidas por pele. O sangramento indolor também está presente e poderá está associado ao prurido ( coceira). Pontadas dentro do reto e dor. A dor poderá ser por uma inflamação na parte interna do reto conhecida como proctite, fissura ou ao abscesso anal. Essas afecções estão no bordo anal e um medico experiente ao olhar o canal anal associada ao toque sem muita pressão confirmar o diagnostico. O tratamento de inicio é clinico já acima referido e se não resolver será cirúrgico. A cirurgia há alguns anos eu tenho feito com o laser sob anestesia local. Na hemorroida de quarto grau o cirurgião terá de usar vários recursos e muitas vezes associar técnicas cirúrgicas para obter um bom resultado. Eu tenho realizado a cirurgia com o laser de CO2 com bom resultado estético e funcional. Os meus pacientes recebem uma apostila que informará todas as orientações comportamentais e nutricionais com a região anal. 


Fotos: hemorroidas de 4 grau
Observar: Apresentam um excesso de pele encobrindo a abertura anal.





















Tratamento:

Cirúrgico: Faço a retirada com o Laser.



- Hemorroidas Externas:
Essas hemorróidas poderão ser visualizadas na parte externa da abertura anal. Muitos pacientes me procuram porque essas hemorróidas os incomodam do ponto de vista estético e as mulheres também reclamam da dor ou coceira resultante do atrito da pelhinha com a calcinha ou por esta impede uma higiene adequada após as evacuações ficando detritos fecais que irritam a pele determinando uma dermatite com intensa coceira em alguns casos.
Essa pelhinha é diagnosticada em medicina como PLICOMA , sendo formada pela pele isquemiada ( morta) e um vaso abaixo dela.
A cirurgia é a única forma de tratamento definitiva para uma correção estética que é muito pessoal e importante para o paciente e não muito compreendida pelos médicos. Eu realizo a retirada com o laser, alcançando o resultado estético e funcional desejado.


Foto: Plicomas ou pelinhas



Vários plicomas


Plicoma gigante

Tratamento: retirada das pelinhas com o laser.









- Trombose hemorroidária:

O sangue desta hemorróida externa poderá coagular dentro da hemorróida, levando ao aparecimento de uma bolhinha dura, fora da abertura anal e muitas vezes de aparecimento abrupto, deixando o paciente apreensivo. Esta trombose poderá se resolver espontaneamente, sendo o coagula expulso pelo organismo através da pele ou se isto não ocorrer deverá o coagulo ser retirado cirurgicamente, que eu faço com o laser e sob anestesia local.


Foto: Trombo ou coagulo.
Trombo: Bolinha endurecida

Perguntas e respostas em proctologia:
Porque o Sangramento é vermelho Vivo se a hemorróida é uma veia?

Resposta: O corre que o sangue que vem pela artéria passa para a veia antes de chegar nos tecidos o que em medicina se chama de fístula, determinando uma dilatação das veias e como essas têm orifícios na sua parede, o sangue vermelho proveniente da artéria sob pressão esguicha por estes orifícios.
Hemorróida é sempre uma doença benigna?

Resposta: Sim, do principio ao fim independente do seu tipo se interna ou externa.
A ligadura elástica é segura e sem complicações?
Resposta: É uma técnica segura e já consagrada no mundo inteiro. A borrachinha deverá ser colocada no vaso na mucosa retal e nunca na abertura anal e para isso sempre antes de fazer a técnica eu visualizo esses vasos através de um anuscopio. A razão é que a inervação do reto é classificada como autônoma, isto é indolor enquanto que a inervação do ânus e sensitiva, isto é dolorosa. Se após a ligadura elástica o paciente referir um pequeno incomodo será normal, porém se a dor for intensa a borrachinha deverá ser retirada pois está posicionada no lugar errado.

Conclusão: Espero que você enriqueça os seus conhecimentos, tire as dúvidas e mantenha a sua saúde em dia?















4 comentários:

  1. Gostaria de saber se além do tratamento a laser existe outros tipos para eliminar as hemorroidas. Ouvi falar muito bem do método THD. Dizem que essa Desarterializaçao Hemorroidaria Transanal é pouco invasiva e uma cirurgia praticamente indolor, pois os tecidos nao sao removidos através de cortes, e sim por meio de um doppler. Serà realmente uma inovaçao da cirurgia hemorroidaria?

    ResponderExcluir
  2. tive um parto muito complicado, fiz muita força o medico disse que a minha hemorroida trombosiou, fiz ligadura elastica, mas mesmo assim quando abaixo ou vou ao banheiro ela sai pra fora,, nunca sangrou, mas as veses fica enchada e sai para fora ai tenho que empurrar para dentro e tomo remedio, e ficou horrivel com plicomas ou peles. queria operar . por causa da estetica. qual o melhor metodo?

    ResponderExcluir
  3. em caso homem, que não tenha plano de saúde, quais o honorários cobrados e em quanto fica o total em reais? para uma cirurgia desse porte. No hospital público existe algum que faça a CIRURGIA À LAZER, ou não? se caso existir, quais no rio de janeiro.

    ResponderExcluir
  4. quando como determinadas comidas temperadas, ou quando vou ao banheiro defecar, se fizer força ela aparece logo depois, em caso de comidas muito temperadas também aparecem mas com certa inflamação acompanhada de dor e incômodo, aparecem externamente tipo pontiagudas ou em bolhas inchadas que doem ao toque. o que devo eu fazer para aliviar e acabar com o incômodo?

    ResponderExcluir