domingo, 30 de março de 2014

Drenagem Linfática: Gestante


Drenagem linfática: Gestante
Pre e pós cirurgica.
Retenção liquida.
Massagem terapêutica.

Especialidades de apoio a gestante na clinica:
Proctologia com laser
Gastroenterologista

Esteticista: Monica Sinott
Clinica:
Fixo: 11 – 36728943
Móvel/WhatsApp: 11-986663281


Esteticista: Mônica 























Introdução:
Trabalhos de grupos com grande experiência na Drenagem linfática manual na gravidez, mostraram benefícios para as mães, na diminuição do edema das pernas e tornozelos melhorando o cansaço, o que facilita a deambulação e qualidade de vida na gravidez.


Comentário: Monica Sinott.
Na minha experiência indico a DLM já a partir do terceiro ou quarto mês e pode comprovar os benefícios clínicos e estéticos nas minhas pacientes.  




















- Sistema linfático: Entenda?
Esse sistema é uma via acessória de circulação pela qual o líquido pode retornar dos espaços intersticiais para o sangue.  Talvez seja, apesar dos avanços na última década a mais desconhecida e, portanto, a mais difícil de se compreender entre as três vias do sistema circulatório que promovem os constantes movimentos dos fluidos corpóreos.
O sistema linfático é composto por capilares linfáticos, que são os linfáticos iniciais, os quais chegam aos troncos linfáticos e desembocam à direita no ducto linfático e à esquerda no ducto torácico. O sistema linfático é valvulado em todo o seu trajeto, fazendo com que a linfa não reflua, e funcionalmente é responsável pelo transporte e formação da linfa. Esse sistema retira o liquido acumulado no espaço intersticial e o leva de novo ao sangue por meio da drenagem dos ductos linfáticos, fluindo pelo canal torácico , junto às junções venosas da veia jugular interna e subclávia bilateralmente. No trajeto dos vasos linfáticos, encontramos grupos de linfócitos encapsulados que são chamados de linfonodos, os quais filtram a linfa exercendo sua função no sistema imunológico.





















Mecanismo de ação e objetivos principais:
- A drenagem linfática feita através das mãos, com técnica adequada e respeitando o sentido dos gânglios, representados na figura abaixo, ativa a circulação local, aumentando a sua capacidade de absorção do liquido formador do edema e toxinas presentes na evolução da gravidez, e que pode ser notado já a partir do seu terceiro mês.  


A,B,D: Vasos linfáticos e gânglios.









Sentido correto da drenagem.













- Atua sobre os vasos linfáticos ativando seu automatismo e a eliminação do liquido intersticial e da linfa que por determinadas circunstâncias patológicas tenham se acumulado em algumas partes do corpo. Não aumenta, entretanto, a filtragem nos capilares sanguíneos, como ocorre com a massagem corporal.


Vasos (B)drenando para os gânglios(C). 













Sentido correto da drenagem linfática manual.













- Esta direcionada para ativar a circulação linfática, especialmente a subcutânea, sobre os diferentes quadrantes linfáticos em direção às vias de desaguamento que comunicam com vias mais profundas.


Drenagem linfa superficial.













- Por se tratar de manipulações suaves, lentas e repetidas, exercem um apreciável efeito vagotônico ( antiestresse) por ativação do sistema nervoso vegetativo de relaxamento.























Comentário: Monica Sinott
A drenagem linfática manual deverá ser feita de forma suave, principalmente pela sensibilidade da gestante ao contato com a pele.














Benefícios na gravidez:
- Diminuição do edema ou inchaço nas pernas e pés e tornozelos;
 - Melhora da circulação sanguínea e linfática;
- Menor incidência na formação de varizes;
- Melhora o aporte de nutrientes e oxigênio para as células e tecidos;
- Relaxamento.


Varizes. 








Contra indicações:
- Pressão Arterial não controlada;
- Pressão Arterial baixa;
Tireóide: Hipertireoidismo ( Drenagem pescoço).
Infecção: Erisipela
- Mastite: Inflamação das mamas
- Comprometimento da função renal;
- Gravidez de risco;
- TVP: Trombose venosa profunda;
- Flebites;
- Doenças relacionadas ao sistema linfático;
- Câncer: Tratado e de preferencia com permissão do medico que tratou;
Infecções  bacterianas;
- Infecções virais;
- Crises asmáticas;
- Erisipela



Comentário: Monica Sinott.
Procuro tratar as minhas pacientes como um todo, e a parceria com o seu medico, facilita  obter informações sobre possíveis doenças clinicas e tratamentos que poderá colaborar  para o bom resultado da drenagem linfática manual na gestante.



Mônica: Esteticista


















- Orientações pós drenagem:
Procure ter uma vida saudável, obtida através de uma alimentação fracionada e balanceada, ingerindo verduras, legumes, frutas e alimentos integrais associados a exercícios físicos praticados regularmente e a ingestão de 2 litros de água por dia. O sal deverá ser evitado ou consumido em pequenas quantidades.

Combinação saudável para você e seu bebe:


Alimentação balanceada:


Exercício físico:







2 comentários: